História de Manuel Eugênio Gudin (Comendador)


19-7-1853 . 1-10-1935 - Rio de Janeiro [idade: 82 anos]

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Em 13 maio 1887 [Diário Ilustrado] - A. Costa autorizado pelo Ilmo. Sr. Eugênio Gudin que se retira para a Europa, fará o importante leilão de elegantes móveis, rico piano de 1/4 de causa, ornatos, alfaias, finas porcelanas da índia e Japão, ricos cristais, etc. etc. que guarnecem a sua residência à rua Cosme Velho 59. Hoje - sexta feira 13 do corrente, às 4 horas. 

Consta de: 

Elegante mobília de fantasia estilo Voltaire

Rico piano de 1/4 de cauda do autor Pleyel

Riquíssimas aquarelas e quadros a óleo

Lindas colunas de ... com jarrões chineses

Bonitas cortinas e espelho

Esplêndida guarnição de mogno para dormitório

Camas, guarda-vestidos e lavatório de vinhático

Rica mobília de vinhático para sala de jantar

Riquíssima coleção de pratos chineses e japoneses

Finíssimos cristais, porcelanas e christofles

Lindas cortinas de fantasia para sala de jantar

E muitos outros móveis e mais ... que o catálogo discriminará

Todos os móveis estão quase sempre em perfeito estado.

- Em 9 jul 1891 [O Tempo] Casamento Religioso - No domingo foram lidos na catedral os seguintes proclamas para casamento (entre outros): Eugenio Gudin com Elvira de Figueiredo.

- Em 20 jul 1891 [O Brasil] - Casamentos: Pela Secretaria geral do Bispado passaram-se provisões para os de (entre outros): Eugenio Gudin com Elvira de Figueiredo.

- Em 21 abr 1910 [Correio de Petrópolis] Acompanhado de sua exma. família, partiu para a Europa à bordo do Koenig Friedrich August, o sr Eugenio Gudin olistre vereador da Câmara Municipal desta cidade.

- Em 23 out 1920 [A Nação] é neste sábado que se realiza a vesperal dançante que mensalmente o Club dos Diários oferece aos seus sócios. E como todas as festas que lá se realizam são brilhantes e elegantes, esta também terá o mesmo brilho, e isso graças ao esforço e dedicação do seu atual presidente Sr. Eugenio Gudin, verdadeiro gentleman que soube fazer com que o Club dos Diários recuperasse o seu antigo brilho e prestígio.

- Em 10 out 1935 [Diário da Noite] Faleceu em sua residência, à Av. Atlântica 838 o sr. Eugênio Gudin, figura de relevo nos meios financeiros e comerciais desta capital.

O extinto que contava 82 anos de idade, era natural desta capital e foi sócio durante muitos anos da conceituada firma Almeida, Gudin & Cia. Foi igualmente diretor de muitas empresas e presidente durante vários anos do extinto Club dos Diários.

Deixa viúva a sra. d. Elvira de Figueiredo Gudin e três filhos: o dr. Mauricio Gudin, médico operador, atualmente na Europa; o dr. Eugenio Gudin Filho, diretor de diversas empresas e d. Helena Gudin, freira de Sion.

O seu enterramento efetuou-se ontem às 16 horas com grande acompanhamento, saindo o féwretro da residência acima, para o cemitério de São João Batista.

- Em 19 jul 1927 [A Rua] - A Rua na sociedade, aniversários, entre outros: O sr. Eugênio Gudin, capitalista nesta preça.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno