História de Francisco Antônio da Silva Silvado (Alferes)


. 28-12-1904 - São Paulo [idade: 1904 anos]

   NOTAS


Livro: Os descendentes de José Bueno & Anna Rita d'Oliveira Silvado e Scott Winfield Smith & Sarah Amelia Penn - Genealogia e Histórias

- Alferes.

- No verso da reprodução da fotografia de Francisco Antonio da Silva Silvado está escrito com a letra de José Silvado Bueno: This is Francisco Antônio da Silva Silvado, my mother's father - deceased 1913. This is a reproduction of another reproduction I sent Uncle and Aunt Eduardo (Claudina) S. Wolff from the USA in 1916. Na parte da frente, abaixo da foto está escrito, também com a letra de José Silvado Bueno: Antônio Francisco da Silva Silvado, consagrado Mestre Escola, Mogi-Mirim cerca de 1902 , reprodução feita em Chicago, Estados Unidos, em 1920.

- Em 12 jun 1852 [Aurora Paulistana] Aulas de Latim no Colégio Brasileiro de João Carlos da Fonseca, na rua de Santa Thereza, 2 - São Paulo.

- Em 20 dez 1855 [Correio Paulistano] Faculdade de Direito, Geometria, Retiraram-se do exame: entre outros, Francisco Antonio da Silva Silvado.

- Em 13 mar 1858 [O Publicador Paulistano] Com outros membros da família e junto com João dos Santos da Silva Silvado, convida para a missa pelo repouso eterno da alma de seu muito presado cunhado, irmão e tio Francisco de Paula da Cunha, falecido na cidade de Pouso Alegre.

- Em 9 jun 1858 [O Publicador Paulistano] Por despacho desta data concedeu a Francisco Antônio da Silva Silvado a demissão que pediu do lugar de professor da 1ª cadeira de priemiras letras da cidade de Sorocaba.

- Em 10 maio 1861 [Diário do Rio de Janeiro] Movimento do Porto, saída no dia 15 para Santos no vapor Macahense, 127 tons, entre outros: Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 7 set 1861 [Correio Mercantil] Embarcou em Santos no vapor Pirahy, 109 tons.

- Em 16 maio 1862 [Correio Mercantil] Embarcou em Santos no vapor Macahense, 127 tons.

- Em 6 dez 1865 [Diário de São Paulo] O presidente da província de São Paulo atendendo a requerimento do alferes da 4ª companhia do 2º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional, Francisco Antônio da Silva Silvado, autoriza pelo art. 69 da lei 602 de 19 set 1850 a sua passagem para a reserva. 

- Em 22 nov 1871 [Diário de São Paulo] - Anúncio publicado: Vende-se um negócio de secos e molhados, bem afreguesado, na esquina da rua das Flores, 55. Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 29 ago 1872 [Diário de São Paulo] Exames - Concluíram-se os seguintes opositores às cadeiras vagas de primeiras letras, foram aprovados: Plenamente: entre outros, Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 30 ago 1872 [Correio Paulistano] - Fizeram exame para professores de primeiras letras e foram aprovados plenamente: entre outros, Francisco Antônio da Silva Silvado. 

- Em 1873 [Almanak da Província de São Paulo] - Comarca da Capital, Batalhão n. 1 da Reserva, Oficiais agregados: Alferes, entre outros, Francisco Antônio da Silva Silvado, rua do Senador Feijó, 10.

- Em 4 fev 1877 [Correio Paulistano] - Estação central: Por esta estação foi recolhida à cadeia à ordem do Dr. Chefe de Polícia, Benedicta, a escrava de Francisco Antônio da Silva Silvado, por fugida.

- Em 7 abr 1877 [Diário de São Paulo] A Comissão de Instrução Pública tomando na devida consideração a reclamação do professor público Francisco Antônio da Silva Silvado, aluno da antiga escola normal e reconhecendo muito justos e procedentes os fundamentos em que ela se baseia para o fim de gozar dos favores que concede a lei n. 8 de 1875 aos alunos da antiga escola normal e considerando que o reclamante foi plenamente aprovado em todas as matérias do curso dessa antiga escola, pensa que é de toda a equidade serem concedidos ao reclamante os favores que pede e para este fim oferece à consideração da assembleia o seguinte projeto: N. 34 - A Assembleia Legislativa provincial de São Paulo decreta: Art 1 - O professor público Francisco Antônio da Silva Silvado, aluno da antiga escola normal, tendo sido aprovado em todas as matérias do curso dessa escola, gozará dos favores que a lei n. 8 de 1875 concede aos alunos dessa antiga escola. Art 2 Revogadas as disposições em contrário. Paço da assembleia provincial, aos 22 de março de 1877 - Luiz Silvério Sertório.

- 29 maio 1877 [Diário de São Paulo] O juiz de direito Sebastião José Pereira, presidente da província de São Paulo, etc. etc. etc. - Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei a seguinte lei: Art 1 - O professor público Francisco Antônio da Silva Silvado, aluno da antiga escola normal tendo sito aprovado em todas as matérias do curso dessa escola, gozará dos favores que a lei n. 8 de 1875, concede aos alunos dessa antiga escola. Art 2 - Revogadas as disposições em contrário. Mando portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém.  O secretário desta província a faça imprimir, publicar e correr. Dada no palácio do governo de São Paulo, aos oito dias do mês de maio de mil oitocentos setenta e sete. Sebastião José Pereira.

Carta de lei pela qual V. Exc. manda executar o decreto da Assembleia Legislativa Provincial que houve por bem sancionar concedendo ao professor público Francisco Antonio da Silva Silvado, o gozo dos favores que a lei n. 8 de 1875, dá aos alunos da antiga escola normal, como acima se declara. Para V. Exc. ver, Cândido Roberto de Azevedo. Segurado a fez. Publicada na secretaria do governo de São Paulo, aos oito dias do mês de maio de mil oitocentos setenta e sete. José Joaquim Cardoso de Mello.

- Em 11 jun 1877 [Revista Brasileira de Educação e Ensino] São Paulo - (...) Em 11 do mesmo mês, foram declaradas suprimidas as cadeiras de primeiras letras do município da capital regidas pelos seguintes professores: entre outros, Francisco Antonio da Silva Silvado, do Pari.

- Em 27 jul 1877 [Diário de São Paulo] Ato da presidência: Em 24 do corrente foi nomeado o professor da extinta cadeira do bairro do Pari, Francisco Antonio da Silva Silvado, para reger a cadeira do bairro do Lavapés, município de Mogi-Mirim.

- Em 1878 [Indicador de São Paulo Administrativo, Judicial, Profissional e Comercial] - Seção de Batalhão da Vila de Parnaíba. 1 Batalhão da Reserva, Oficiais agregados: Alferes, entre outros, Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 22 abr 1882 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados pela presidência em 19 de abril, de Francisco Antônio da Silva Silvado, pedindo remoção para a cadeira da freguesia do Braz. Ao Dr. Inspetor Geral da Instrução Pública.

- Em 1883 [Novo Almanach de São Paulo] Irmandade de São Miguel e Almas da Sé, Irmãos de mesa: entre outros Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 25 abr 1883 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados pela presidência: 21 de abril - de Francisco Antônio da Silva Silvado (2 despacho) - Não tem lugar o que requer, visto não estar vaga a cadeira.

- Em 1884 [Almanach Administrativo, Comercial e Industrial da Província de São Paulo para o ano de 1885] Irmandade de São Miguel e Almas da Sé, Irmãos de mesa: entre outros Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 1884 [Almanach Administrativo, Comercial e Industrial da Província de São Paulo para o ano de 1885] Cidade de Mogi-Mirim, Professores, Cidade: 1ª cadeira Francisco Antônio da Silva Silvado, professor normalista.

- Em 21 mar 1884 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados pela presidência, dia 17, de Francisco Antônio da Silva Silvado, pedindo ser removido para cadeira da freguesia da Penha de França. Informe o Inspetor Geral da Instrução Pública.

- Em 28 mar 1884 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados pela presidência, 21 de março, de Francisco Antônio da Silva Silvado. Idem - Não está vaga a cadeira que pede.

- Em 13 set 1884 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados pela presidência. 10 setembro. De Francisco Antônio da Silva Silvado, pedindo remoção para a cadeira da freguesia da Penha de França. Informe o Dr. Inspetor Geral da Instrução Pública.

- Em 1886 [Almanach Administrativo, Comercial e Industrial da Província de São Paulo para o ano de 1886] Cidade Mogi-Mirim, Professores, cidade: 1ª cadeira: Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 1888 [Almanach Administrativo, Comercial e Industrial da Província de São Paulo para o ano de 1888] Cidade Mogi-Mirim, Professores, cidade: 1ª cadeira: Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 1888 mar 17 [Correio Paulistano] Instrução pública - A Francisco Antônio da Silva Silvado mandou-se pagar os seus vencimentos do mês de janeiro findo, como professor normalista da 1ª cadeira de Mogi-Mirim.

- Em 23 mar 1888 [Correio Paulistano] Requerimentos despachados - De Francisco Antônio da Silva Silvado, professor da cadeira de Mogi-Mirim, pedindo pagamento do ordenado que deixou de receber - Ao tesouro provincial para pagar em termos.

- Em 1889 [Almanach de Mogi-Mirim e Mogi-guassú] Instrução pública, Escolas da cidade - sexo masculino - 1º Francisco Antônio da Silva Silvado, rua do Padre Roque, n. 13; entre outros indicado como eleitor do 19º quarteirão; assim como indicado como jurado da cidade de Mogi-Mirim.

- Em 6 maio 1890 [Correio Paulistano]  Aposentou-se o professor de Sorocaba Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 1896 1897 [Almanak Histórico Literário do Estado de São Paulo e Almanach para o ano de 1896 publicado pelo O Estado de São Paulo, folha diária] Secretaria dos Negócios da Fazenda, Tesouro do Estado, Fiel do Pagador: Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 1898 out 4 & 5 [Correio Paulistano] O Dr. Ernesto Goulart Penteado, 1º juiz de paz presidente da mesa eleitoral da paróquia do Braz etc. Faço saber aos que ao presente edital virem, que foram eleitos presidente e mesários seccionais para a eleição de presidente do Estado que se procederá no dia 6 do corrente, no grupo escolar do largo da Concórdia, nas salas que abaixo será mencionado, os eleitores seguintes: 3ª - mesários: entre outros, Francisco Antônio da Silva Silvado.

- Em 15 dez 1899 [Correio Paulistano & Gazeta de Notícias RJ] Por decreto de ontem, foi aposentado no cargo de fiel do tesoureiro, do tesouro do Estado, o Sr. Francisco Antônio da Silva Silvado, com vencimentos proporcionais ao tempo de efetivo exercício.

- Em 30 dez 1904 [Correio Paulistano] Necrologia - Faleceu anteontem nesta capital o Sr. Francisco Antônio da Silva Silvado, irmão dos Srs. João dos Santos da Silva Silvado. Antonio Bento de Paiva Azevedo e sogro do Sr. Capitão Eduardo Wolff.  O enterro realizou-se ontem às 5 horas da tarde, saindo o féretro da rua Brigadeiro Machado, 7 a, para o cemitério da Ordem Terceira do Carmo.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno