História de Honório Ayres da Silva


1850 . 1934 [idade: 84 anos]

   NOTAS


Livro: Os descendentes de José do Rêgo Trigueiro e Flora Francelina do Rêgo Maranhão - Genealogia e Histórias

 

- Em out 2000 [Revista Século XX - Gente que fez Carolina] Honório Ayres da Silva - pecuarista (1850 / 1934) Honório Ayres da Silva foi um homem simples de muita personalidade, trabalhador, amigo e muito ligado à família. Nasceu em Carolina em 1850, filho de Joaquim Ayres e Jeorgina Mascarenhas.

Não foi um homem letrado como seus filhos, mas estudou em Carolina o necessário para a formação do seu caráter e personalidade e a educação de seus filhos for uma consequência desses seus atributos.

Casou-se em Carolina com Luzia Maria Medeiros, filha de Antônio Justino de Medeiros e Luzia da Silva, famílias tradicionais de Carolina e tiveram os seguintes filhos: Odolfo, Emília, Justino, Rodolfo, Manoel (Manduca), Osório, Clorinda, Metilene e Margarida.

Como era próprio da época ser criador de gado, Honório Ayres for um grande pecuarista da região chegando a possuir várias fazendas com terras a se perder de vista, que não eram cercadas mas os limites naturais respeitados. O valor da fazenda media-se pela quantidade de cabeças de gado. A terra pouco valia e o pasto era natural, nativo.

Honório conseguiu dar uma excelente formação moral e intelectual a seus filhos, formação essa que foi sendo passada para outras gerações como a de Odolfo Medeiros, Luzia Carvalho Ayres, Raimundo Maranhão e tantos outros que souberam honrar o bom nome da família.

Honório Ayres faleceu em Carolina em 18 de novembro de 1934 com 84 anos, deixando sua experiência como uma contribuição para o desenvolvimento intelectual, moral e econômico de Carolina, além de ter deixado saudades entre familiares e amigos. Por tudo isso esta homenagem à sua pessoa é mais do que justa.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno