História de Genésio Gonçalves Maranhão


12-7-1923 - Carolina . 20-3-2009 - Carolina [idade: 86 anos]

   NOTAS


Livro: Os descendentes de José do Rêgo Trigueiro e Flora Francelina do Rêgo Maranhão - Genealogia e Histórias

- Em 16 jan 1948 [Diário de São Luiz, MA] resultado das eleições em Carolina. A Câmara Municipal ficou constituída por, entre outros, Genésio Gonçalves Maranhão (eleito pela coligação PSD-PTB).
- Não concluiu o curso de advocacia.
- Trabalhou em Goiânia na Secretaria de Planejamento.
- Em out 2000 [Revista Século XX - Gente que fez Carolina] Genésio Gonçalves Maranhão, carolinense nascido em 1923, é filho de Diógenes Gonçalves de Souza e de Ana Maranhão Gonçalves; casado com Iane Carvalho Gonçalves, filhos: Genésio Filhoe Paulo Roberto, adotivos: Ana e Maria Nelma.
Ingressou na vida polítiva no ano de 1946. Foi vereador eleito várias vezes, iniciando pelo ano de 1947. Exerceu várias funções de Secretário Municipal; várias vezes nomeado Assessor de Secretários Estaduais na capital do Estado; nomeado 1o suplente de Juiz de Direito e eleito Prefeito de Carolina, MA por duas vezes: 1956/1961 e 1977/1983.
Exerceu outras atividades: gerente do jornal A Tarde (1943); professor de Educação Física no Ginásio do Sertão Maranhense (1947); agente da empresa aérea Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul (1957/1969) e representante da Expresso Universo SA (1969/1973).
Principais realizações como prefeito: No primeiro mandato (1956/1961): Distribuição de água encanada; instalação do Posto de Sa;ude; construção da Praça Alípio Carvalho e seu ajardinamento; construção de várias pontes no município; construção de vários campos de pouso na zona rural; aquisição da Empresa Hidrelétrica Itapicurú Ltda. e a doação da usina de luz à CEMAR (estadual) para a construção de moderna geradora de energia inaugurada seis anos depois; comemoração do 1o centenário de emancipação do município com a presença de várias autoridades federais, estaduais e municipais e inauguração do busto do Prof. Odolfo Ayres de Medeiros.

No segundo mandato (1977/1983): Implantação da fábrica de bloquetes; calçamento das principais ruas da cidade; urbanização de vários bairros; conclusão da ampliação do cemitério e sua iluminação; reforma total do Ginásio do Sertão Marenhense e da Biblioteca Odolfo Medeiros; implantação do primeiro Posto Telefônico; construção de várias escolas municipais; subvenção anual para vários colégios; instituição de brasão, hino e bandeira do município; implantação de uma torre repetidora de TV; aquisição de pá mecânica, motoniveladora, caçambas e veículos para a administração municipal; construção de cinquenta pontes, destacando-se a do rio Sereno e a implantação dos bustos do Prof. José Queiroz e do Dr. José Alcides de Carvalho.

Álbuns



Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno