História de Antônio Carlos Palhares


8-1-1843 . 18-12-1902 - Rio de Janeiro [idade: 59 anos]

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Batizado na freguesia da Candelária e foram seus padrinhos Francisco da Silva Lobão e Nossa Senhora.

- Registro de casamento na freguesia de Nossa Senhora da Glória, livro 3, fls 58v.

 

- Em 10 nov 1861 [Correio Mercantil] O conselho administrativo para fornecimento do arsenal de guerra da Corte, faz público que nas sessões abaixo comprou e contratou os gêneros seguintes de Antônio Carlos Palhares: 10 out - 1 livro de papel pautado com 300 olhas, modelo n. 20, 26$500; 1 dito, dito dito, com 200 ditas dito, n. 21, 21$000; 2 ditos, dito dito para ofícios, 20$.

- Em 21 jan 1877 [Diário do Rio de Janeiro] Junta Municipal de qualificação de votantes da Corte: 30 anos, casado, guarda livros, rua do Lavradio, 109, renta 3:000$, elegível, sabe ler.

- Em 1878 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece na relação de escritórios comerciais com dinheiro a prêmio, descontos de ordenados, pensões, monte pios, etc., hipotecas de casas e terrenos, escravos ou heranças, venda e compra dos mesmos, com endereço na rua do Carmo 18.

- Em 15 nov 1878 [Gazeta de Notícias]  No testamento do finado chefe de esquadra reformado Francisco da Silva Lobão, foram nomeados testamenteiros em primeiro lugar: coronel Amaro Emilio da Veiga, em segundo: capitão tenente Vicente Navarro Cardoso, em terceiro: Dr. Joaquim José Palhares, em quarto: brigadeiro Manuel Estanislau de Castro Cruz e em quinto: Francisco de Paula Palhares, aos quais marcou o prazo de 2 anos para prestação de contas... Deixou os seguintes legados, entre outros: ao Exmo. Visconde de Tamandaré, em sinal de recordação e testemunho do seu reconhecimento a sua amizade, 2 apólices da Dívida Pública; ao Dr. Joaquim José Palhares, 2 ditas; a Antônio Carlos Palhares, 2 ditas; a Domingos Xavier Palhares, 2 ditas; a Joaquim José Palhares Sobrinho, 2 ditas; a Francisco de Paula Palhares, 2 ditas; a Maria Xavier, 2 ditas; a Maria da Conceição Xavier, 2 ditas; a Maria úrsula Palhares, 2 ditas; a Maria Gertrudes Palhares, 2 ditas; a Maria das Neves Palhares, 2 ditas; a Gertrudes Rita Palhares, 2 ditas; a Guilhermina Palhares, 2 ditas; a Anna Rita Xavier Palhares Machado, 2 ditas.

- Em 1879 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece na relação de escritórios comerciais com dinheiro a prêmio, descontos de ordenados, pensões, monte pios, etc., hipotecas de casas e terrenos, escravos ou heranças, venda e compra dos mesmos, com endereço na rua do General Câmara, 5 sobrado.

- Em 1880 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece na relação de escritórios comerciais com dinheiro a prêmio, descontos de ordenados, pensões, monte pios, etc., hipotecas de casas e terrenos, escravos ou heranças, venda e compra dos mesmos, com endereço na rua do General Câmara, 5 sobrado

- Em 25 ago 1880 [Gazeta de Notícias] Monumento ao Duque de Caxias - subscrição espontânea - Livro 25 d'Agosto: Lista dos subscritores: Joaquim José Palhares Sobrinho, 100$000; Francisco de Paula Palhares, 50$000; D. Maria das Neves Palhares, 20$000; Antônio Carlos Palhares, 20$000; Dr. Joaquim José Palhares, 50$000; Domingos Xavier Palhares, 20$000. - Este livro, 25 d'Agosto - continua à disposição das pessoas que espontaneamente quiserem subscrever, à rua do Ouvidor, 45 sobrado, escritório de Joaquim José Palhares Sobrinho, e a importância depositada no Banco do Brasil.

- Em 1881 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece na relação de escritórios comerciais com dinheiro a prêmio, descontos de ordenados, pensões, monte pios, etc., hipotecas de casas e terrenos, escravos ou heranças, venda e compra dos mesmos, com endereço na rua do General Câmara, 5 sobrado.

- Em 1882 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Na relação de escritórios e agências de compra, venda e hipoteca de casas, terrenos, prédios, sítios, etc., com endereço na rua do General Câmara 3, sobrado; aparece também como despachante de passaportes, no mesmo endereço.

- Em 1883 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece na relação de agências de descontos e casas que descontam, compram e vendem letras bancárias e da praça, câmbios, apólices, ações, etc. na rua do General Câmara 3, sobrado e rua do Senador Vergueiro 2.

- Em 1884 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Na relação de escritórios e agências de compra, venda e hipoteca de casas, terrenos, prédios, sítios, etc., com endereço na rua do General Câmara 3, sobrado;

- Em 1885 [Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Na relação de escritórios e agências de compra, venda e hipoteca de casas, terrenos, prédios, sítios, etc., com endereço na rua do General Câmara 3, sobrado e rua dos Voluntários da Pátria 155A.

- Em 4 jun 1892 [Gazeta de Petrópolis] Hotéis: estão hospedados no hotel Bragança, entre outros, Antônio Carlos Palhares e família.

- Em carta de 19 dez 1902 [Anna Palhares Machado para sua filha Laura) Passei ontem pelo desgosto de perder o meu irmão Antônio, ainda cheguei a vê-lo morto pois enterrou-se ontem às 10 horas da manhã. (Falecimento ocorrido na rua Desembargador Isidro, 28 e enterrado no cemitério do Caju).

- Em carta de 24 dez 1902 [Anna Palhares Machado para sua filha Laura)  Agradeço-te os sentimentos que me enviaste pela morte do meu pobre irmão, coitado sofreu muito, Deus lhe de o eterno descanso em paz.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno