História de Maria Úrsula Palhares


1834 . 1-7-1905 - Rio de Janeiro [idade: 71 anos]

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Casada com seu primo, filho do irmão de seu pai.

- Em 15 nov 1878 [Gazeta de Notícias]  No testamento do finado chefe de esquadra reformado Francisco da Silva Lobão, foram nomeados testamenteiros em primeiro lugar: coronel Amaro Emilio da Veiga, em segundo: capitão tenente Vicente Navarro Cardoso, em terceiro: Dr. Joaquim José Palhares, em quarto: brigadeiro Manuel Estanislau de Castro Cruz e em quinto: Francisco de Paula Palhares, aos quais marcou o prazo de 2 anos para prestação de contas... Deixou os seguintes legados, entre outros: ao Exmo. Visconde de Tamandaré, em sinal de recordação e testemunho do seu reconhecimento a sua amizade, 2 apólices da Dívida Pública; ao Dr. Joaquim José Palhares, 2 ditas; a Antônio Carlos Palhares, 2 ditas; a Domingos Xavier Palhares, 2 ditas; a Joaquim José Palhares Sobrinho, 2 ditas; a Francisco de Paula Palhares, 2 ditas; a Maria Xavier, 2 ditas; a Maria da Conceição Xavier, 2 ditas; a Maria úrsula Palhares, 2 ditas; a Maria Gertrudes Palhares, 2 ditas; a Maria das Neves Palhares, 2 ditas; a Gertrudes Rita Palhares, 2 ditas; a Guilhermina Palhares, 2 ditas; a Anna Rita Xavier Palhares Machado, 2 ditas.

- Em 7 dez 1889 [Gazeta de Notícias] quantias agenciadas para o Asilo da Velhice Desamparada pela Sra. D. Maria úrsula Palhares: 40$000

- Em carta de 16 maio 1905 [Laura para JJQJr] Depois do almoço fui com mamãe e as crianças a Botafogo ver Dindinha que encontramos de cama, coitada. Depois fomos um bocadinho em casa do tio Doutor, ver a tia Maria úrsula, que está creio que prestes a deixar este mundo. Enfim uma tristeza. 

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno