História de Maria [da Glória] Alves Machado (Totota)


30-6-1893 - Tatuí . 7-2-1987 - São Paulo [idade: 94 anos]

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Batizada Maria da Glória.

- Em carta de 30 jul 1894 [Anna Machado para Laura]Maria continua rabugenta por causa dos dentes.

- Em carta de 6 jun 1902 [Anna Machado para Laura] Chegou ontem às 9 ½ da noite aqui o Christiano que veio buscar a Totota para passar os anos dela com eles, ele veio só buscar a Totota pois seguiu hoje no expresso das 6 da manhã , ele não podia absolutamente demorar-se, pois tem que ir amanhã a S. Paulo tratar negocio de seu interesse, tenho sentido muito a falta dela.

- Em carta de 30 out 1902 [Anna Machado] Maria, Totota, continuava morando com os avós no Rio de Janeiro.

- Em carta de 10 nov 1902 [Anna Machado para Laura] A Julia está muito pesada e volumosa, creio que deve ter criança breve, a Totota ficou com as meninas para aproveitar ainda este mês, pois agora é que ela está ficando um pouco mais estudiosa e assim achei melhor que ela ficasse ainda este mês, o que a Julia acha que fiz muito bem, ela não ficou contrariada e vem no fim do mês para passar as festas aqui.

- Em carta de 29 fev 1904 [Anna Machado para Laura] Ontem foi a Maria para o colégio do Carmo,  de irmãs de caridade, onde não tem saída senão no fim do ano, foram o Christiano e América levá-la; ela estava muito influída, mas quando saiu de casa chorou e quando o Christiano e América a deixaram no colégio ficou chorando muito, coitada, tenho muita pena dela, apesar de precisar muito de colégio eu não tinha ânimo de a deixar entre estranhos um ano sem vir em casa, enfim Deus a proteja.

- Em carta de 8 mar 1904 [Anna Machado para Laura] A América foi ao colégio no domingo ver a Totota e dizer-lhe adeus e veio muito satisfeita por ver que ela estava muito contente no colégio.

 

à MINHA PRIMA MARIA, 1912, de Anna Amélia

 

Longe de ti passo um viver tristonho.

Tudo soluça, tudo geme aqui...

Longe de ti, quando adormeço, sonho...

Sonho feliz,  que estou junto de ti!

 

Junto de ti é meu viver risonho

Tudo floresce, tudo canta e ri...

Quase não posso crer...e então suponho

Que é só um sonho, e estou longe de ti!....

 

- Em carta de 14 set 1929 escreve aos primos Anna Amelia e Marcos e às tias Mana e Chachacha, oferecendo sua nova casa em São Paulo, na rua Joaquim Nabuco no Brooklin Paulista.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno