História de Carlos Sandroni


1958 - Rio de Janeiro

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Doutor em Musicologia pela Universidade de Tours, França. Sua tese, defendida em 1997, trata das transformações do samba carioca entre 1917 e 1933. Tem mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com dissertação sobre Mário de Andrade, defendida em 1987. Bacharelou-se em Sociologia e Política pela PUC-RJ em 1981. Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (gestão 2002-2004). Foi professor visitante Tinker na Universidade do Texas em Austin no primeiro semestre de 2007. Trabalhou com pesquisador associado ao Centro de Pesquisas em Etnomusicologia (Centre de Recherches em Ethnomusicologie), em Paris, de outubro de 2007 a fevereiro de 2008. Entre abril de 2008 e abril de 2009 fez pós-doutorado na mesma instituição. Tem vários artigos sobre música brasileira publicados em periódicos acadêmicos no país, e também na França, nos Estados Unidos, na Suíça, na Espanha e na Colômbia.  Realizou conferências em várias universidade brasileiras e também em Paris, Nova York, Lisboa, Viena, Barcelona e Belfast, entre outras cidades. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (João Pessoa). é professor-adjunto do Departamento de Música da UFPE desde 2000, e pesquisador do CNPq (Nível 2).  Organizou, com Márcia Sant'Anna, o livro Samba de roda no Recôncavo baiano (Brasília: Iphan, 2007). Foi o coordenador da candidatura vitoriosa do samba de roda do Recôncavo baiano à Proclamação das Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2005). Coordenou também a publicação Responde a roda outra vez: música tradicional no trajeto da Missão de 1938, um CD duplo com livreto de 100 páginas realizado em parceria com a UFPB e apoio da Petrobras e do CNPq.  No âmbito da música popular, toca violão, faz arranjos, compondo letra e música. Algumas de suas canções foram gravadas por cantoras como Clara Sandroni (sua irmã), Adriana Calcanhoto e Olívia Byington. A versão que fez para a canção Biromes y sevilletas, do uruguaio Leo Masliah, foi gravada por Milton Nascimento.

Publicações

- Feitiço decente, transformações do samba no Rio de Janeiro (1917 - 1933), Zahar, 2001

- Mário contra Macunaíma - cultura e política em Mário de Andrade, Ed Vértice, 1988

Álbuns


Família - Sandroni



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