História de Julia Borges da Costa


4-3-1856 - Rio de Janeiro . depois 11-1925 [idade: 69 anos]

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Luiz Martins, em seu livro Um bom sujeito, diz que ouviu muito falar nas tias Julia e Elisa Borges, como as tias aristocratas das Laranjeiras, mas nunca as viu.

- Em 20 abr 1877 [Gazeta de Notícias] despacho do juiz Siqueira Filho sobre inventários: F. José Borges da Costa - à vista da certidão de fls. 592, julgada a suplicante Julia Borges da Costa, maior, para todos os efeitos legais e para reger a sua pessoa e administrar seus bens.

- Em 8 e 9 jun 1877 [O Apóstolo, Gazeta de Notícias] na capela imperial leram-se os proclamas de casamento de Dr. Augusto Pereira da Silva Guimarães e Julia Borges da Costa.

- Em 1910 [Almanak Laemmert] na relação de médicos, Dr. Jorge Guimarães, residente na rua Senador Octaviano [Na década final do século XIX  Francisco Octaviano Rosa, senador, morou no Cosme Velho e nessa época mudaram o nome tanto da rua Cosme Velho que passou a ser  rua Senador Octaviano, como a das Laranjeiras que passou a ter outro nome. Mas isso não pegou e já no começo do século XX voltaram a ter os nomes de origem], 233 [Imóvel herdado por Julia Borges da Costa, que nessa altura havia se tornado em uma casa de cômodos e nos anos 1940 foi comprada por Anna Amelia e Marcos Carneiro de Mendonça].

- Em 1911 [Jornal do Brasil] Oferece-se uma moça estrangeira para copeira ou arrumadeira, ordenado 50$, trata-se na rua Senador Octaviano 233 nas águas Férreas.

- Em 27 fev 1913 [Jornal do Brasil] Aluga-se uma moça para arrumadeira e passar roupa a ferro: quem precisar dirija-se à rua Senador Octaviano, 233.

- Em 24 abr 1913 [O Século] O carregador Januário dos Santos de 40 anos de idade, hoje pela manhã para consolar-se das magoas que o atormentavam tomou um formidável pifão e ao passar pela rua do Catete, próximo à Silveira Martins, caiu ferindo-se em várias partes do corpo.  Pela Assistência Municipal foi ele socorrido, retirando-se para a sua residência à rua Senador Octaviano, 233.

- Em 19 mar 1914 [Gazeta de Notícias] Terreno no Cosme Velho: Vende-se um magnífico terreno no melhor local das Laranjeiras, no Cosme Velho, bond de águas Férreas, o melhor e único que ali existe, (...). Para informações com o Sr. Amaral na rua Senador Octaviano, 233 antiga rua do Cosme Velho, no mesmo local do terreno; vende-se também aos lotes.

- Em 15 maio 1914 [Jornal do Brasil] Aluga-se um homem de idade para tratar de horta e jardim, à rua Senador Octaviano, 233.

- Em 24 jun 1914 [Jornal do Brasil] Oferece-se um chauffeur mecânico para particular, para ser procurado na rua Senador Octaviano, 233 dando referência de sua conduta.

- Em 10 jul 1914 [O País] Alugam-se bons cômodos para família, na rua Senador Octaviano, 233, águas Férreas.

- Em 26 out 1914 [O País] Paróquia da Nossa Senhora da Luz, conselho geral da Pia Associação do Culto Perpétuo a São José nomeou entre outras, para 4a. presidente D. Julia Borges da Costa Guimarães.

- Em 24 fev 1915 [O País] De 1a. praça com o prazo de nove dias para venda e arrematação do imóvel à rua Senador Octaviano número 65 antigo, hoje n. 233 (9 distrito) no executivo fiscal que a fazenda municipal move contra Julia Borges da Costa Guimarães.  

O doutor João Buarque de Lima, juiz dos feitos da fazenda municipal nesta cidade do Rio de Janeiro, Capital Federal da República dos Estados Unidos do Brasil: 

Faz saber aos que o presente edital virem, ou dele tiverem notícia, que no dia 8 de março de 1915, às 12 horas do dia, após a audiência de .. juízo no Fórum à rua Menezes Vieira, antiga dos Inválidos n. 152, o porteiro dos auditórios trará a pregão de venda e arrematação em hasta pública o imóvel penhorado a Julia Borges da Costa Guimarães, no executivo fiscal que lhe move a Fazenda Municipal por seu 2  procurador dos feitos para cobrança do 1 e 2 semestres de 1908, do imposto predial devido pelo prédio à rua Senador Octaviano número 65 antigo, hoje n. 233, cuja descrição e avaliação constantes dos autos, são do teor seguinte: 

Laudo: Os abaixo assinados, avaliadores privativos dos feitos da fazenda municipal, em obediência ao respeitável mandado anexo, examinaram o prédio sito à rua Senador Octaviano número 65 antigo, que descrevem e avaliam na forma seguinte: prédio de sobrado, sito à rua Senador Octaviano n. 65 antigo, hoje n. 233, construído de pedra, cal e tijolos, coberto de telhas francesas, em feitio de chalet, tendo na frente e no sobrado sete sacadas e no porão que é habitável uma porta e seis mezaninos. O prédio mede 15m 50 de frente por 25m 20 de fundos e acha-se dividido em cômodos para aluguel, tendo um sótão onde há dois cômodos. Os portais da fachada são de cantaria. O terreno mede 50 metros de testada, tendo dois portões de ferro para a rua. é murado na frente e lado até 30 metros, estendendo-se morro acima até as vertentes. Avaliamos o imóvel de 45:000$000.  Rio 5 de dezembro de 1913 - F.C. Duval e Augusto Amorim. E quem os mesmos pretender arrematar deverá comparecer no dia, hora e local acima declarados advertido de que a praça só será efetuada com dinheiro à vista. E não havendo licitantes sobre o dito preço da avaliação voltará o imóvel à 2a. praça com o intervalo de oito dias e com o abatimento de dez por cento; e se ainda assim não houver quem o arremate irá a terceira praça com o mesmo intervalo e abatimento de vinte por cento sobre a primitiva avaliação e neste caso, se não aparecerem licitantes será então vendido em leilão pelo maior preço que for oferecido sem que, em hipótese alguma, seja permitida ação de nulidade por lesão de qualquer espécie na conformidade do que preceituam os artigos dezenove, capítulo quinto do regulamento que baixou com o decreto numero nove mil oitocentos e oitenta e cinco, de vinte e nove de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e oito; e duzentos e oitenta e três do decreto número oitocentos e quarenta e oito de onze de outubro de mil oitocentos e noventa. E, para que chegue ao conhecimento de todos os interessados, faz expedir o presente edital que será afixado no lugar de costume pelo porteiro dos auditórios que lançará a competente certidão a fim de ser junto aos autos e publicado pela imprensa diária .. e passado nesta cidade do Rio de Janeiro aos 23 de fevereiro de 1915. Eu, Tobias N. Machado escrivão e subscrevo - João Buarque de Lima.

- Em 8 ago 1915 [O País] 25$000 - alugam-se bons cômodos para famílias na rua Senador Octaviano, 233, águas Férreas. 

- Em 10 dez 1915 [O País] aluga-se uma cozinheira de forno e fogão, dorme no aluguel, na rua Senador Octaviano, 233, águas Férreas.

- Em 11 jan 1916 [O País] Venda e arrematação de imóveis no Juízo dos Feitos da Fazenda Municipal, à rua dos Inválidos, 152, para cobrança de imposto predial: Sobrados, entre outros, à rua Senador Octaviano, 233 de Julia Borges da Costa Guimarães e seu marido, avaliado em 45:000$ (1a praça).

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno