História de Manoel Borges da Costa


29-8-1840 - Rio de Janeiro . 27-3-1877 - Rio de Janeiro [idade: 37 anos]

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Notas de José Borges da Costa [2º do nome]: Meu irmão Manoel Borges da Costa, faleceu a 27 de março 1877, foi sepultado no cemitério São João Batista, carneiro n. 865 (depois túmulo 24A). Nasceu a 29 agosto 1840 - 37 anos. Os seus ossos acham-se depositados no jazigo da família.

- José e Manoel, irmãos, eram casados com duas irmãs, Maria Emília e Francisca Eulália.

- Em 5 maio 1856 [Correio da Tarde] Movimento do porto: saídas dia 4 de maio, para Lisboa, galera nacional Palmira, passageiros: entre outros, Manoel Borges da Costa

- Em 9 jan 1875 [Diário do Rio de Janeiro, O Globo] Polícia da Corte: Relação nominal dos escravos existentes na casa de detenção, à disposição do Sr. desembargador chefe de polícia: entre outros, Miguel, de Manoel Borges da Costa.

- Em 5 , 6 e 8 mar 1876 [O Globo] Aviso aos incautos - Vê-se do Jornal do Comércio de 2 do corrente ter o Sr. Manoel Borges da Costa obtido no tribunal da Relação vencimento de causa em um pleito em que contente com Antônio José Pedreira de Souza e Antônio Joaquim de Santa Bárbara, conseguindo que fosse multada a escritura de venda e cessão de sua herança paterna.  Aos incautos a quem o feliz litigante por ventura se lembre de ir propor nova venda de sua legítima paterna, consistente em prédios, ações etc. etc., ou novos empréstimos sobre tal garantia, previne-se que a iniqua decisão judiciária de que se trata, não passou em julgado, pendendo ainda de embargos e revista além da ação rescisória de que os interessados ou antes prejudicados, saberão oportunamente usar.

- Em 22 jul 1876 [Diário do Rio de Janeiro] De ordem do Exmo. Sr. Dr. João Candido da Silva, presidente da Junta Municipal de Qualificação, faço público o resultado dos trabalhos da mesma junta por freguesias, distritos e quarteirões, na forma da lei: entre outros, Manoel Borges da Costa, 37 anos, casado, sabe ler, negociante, filho de José Borges da Costa, rua do Cosme Velho, 61, 1200$ de rendimento, elegível.

- Em 26 jan 1877 [Diário do Rio de Janeiro] edital da Junta Municipal da Corte para qualificação de votantes:  Antônio Borges da Costa, 37 anos, casado, comerciante, filho de José Borges da Costa, rua do Cosme Velho, 61, renda 1:200$, elegível, sabe ler.

- Em 29 e 30 mar 1877 [Diário do Rio de Janeiro, O Globo] Obituário - sepultaram-se nos cemitérios públicos e particulares, no dia 27 do corrente, falecidos de: aneurisma da aorta, o fluminense Manoel Borges da Costa, 37 anos, casado.

- Em 2 jun 1877 [Diário do Rio de Janeiro] Cobrança de dívidas - suplicante Salgado Zenha & C., credores do espólio do finado Manoel Borges da Costa - julgada provada a dívida.

- Em 12 fev 1878 [Nova numeração dos prédios da cidade do Rio de janeiro, de J. Curvello Cavalcanti] são os seguintes os imóveis de propriedade dos Borges da Costa:

filhos de Manoel Borges da Costa:

João Borges da Costa

Rua Cosme Velho 83 - imóvel térreo

Rua Cosme Velho 85 - imóvel térreo

Ladeira dos Guararapes 2 - imóvel sobrado

Ladeira dos Guararapes 6 - imóvel térreo

Ladeira dos Guararapes 8 - imóvel térreo

Antônio Borges da Costa

Rua Cosme Velho 67 - imóvel sobrado

Carlos Borges da Costa

Rua Primeiro de Março 85 - imóvel sobrado de 2 andares

irmão de Manoel Borges da Costa:

José Borges da Costa

Largo do Boticário 2 - imóvel térreo

filho de José Borges da Costa:

José Borges da Costa Junior

Rua dos Andradas 32 - imóvel térreo

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno