História de George Kenneth Potter (Ken)


26-2-1926 - Bakersfield . ca 24-3-2011 - Carmichael [idade: 85 anos]

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

https://www.invaluable.com/artist/potter-kenneth-george-cltjcq47x6/sold-at-auction-prices/ 

- Estudou na San Francisco Academy of Arts. Membro da Society of Western Arists, USA. Sua família está na Califórnia há três gerações. Estudou, através do G.I. Bill, programa de apoio educacional aos ex-combatentes da Segunda Guerra mundial, com Carl Beetz, Hamilton Wolf e Richard Stevens. Tanto Wolf quanto Stevens ensinavam as ideias da abstração geométrica na arte. Seu interesse pela técnica da aquarela cresceu muito depois de assistir apresentações de Millard Sheets e Dong Kingman. Viajou posteriormente para a França e a Itália e estudou na Academie Frochot em Paris, França, no Institute Statale dei Belle Arte em Florença, na Itália e pintura com o afamado cubista Jean Metzinger. Também fez aulas, de forma menos formal. Com Fernand Leger e Albert Gleizes. Na Itália aprendeu afresco, pintura e técnicas de impressão. No início dos anos 50, fez exposições individuais em Paris, São Francisco e Rio de Janeiro, além de ter trabalhos incluídos em mostras coletivas em Nova York e São Francisco. Nessa época, mudou-se para um apartamento em North Beach, na Costa Oeste, um centro onde artistas, poetas, músicos de jazz e filósofos se encontravam, e lá começou a pintar. Pintava aquarelas diariamente, frequentando o cais do porto  onde produziu quadros que representavam navios, guindastes e máquinas. Quando decidiram acabar com o velho distrito industrial, Ken Potter fez uma série de quadros que são verdadeiras obras-primas e servem como documento histórico de grande valor. Ele tem pintado principalmente aquarelas transparentes e é reconhecido por sua habilidade em manipular grandes superfícies de tinta fluida. Suas composições são arrojadas e bem projetadas. Sua arte frequentemente denota a influência do Cubismo e das modernas ideias do Divisionismo, mas assim como todos os verdadeiros artistas inovadores, seu estilo pessoal domina o trabalho. Além de sua carreira como pintor de aquarelas, também produziu murais na Califórnia e na França. Foi diretor de arte em agências de propaganda em Nova Iorque, no Rio de Janeiro e em São Francisco. Também desenvolveu cenários para peças de teatro e trabalhou como impressor de gravuras. Nos anos 60, tornou-se professor de pintura em aquarela, promovendo workshops na Califórnia e em outras partes do mundo.

- Em 16 jun 1955 [Correio da Manhã] fez sua primeira exposição no Brasil, na galeria do IBEU no Rio de Janeiro.

 

= = = = 

 

- George Kenneth Potter, filho de Howard e Edyth Portter, estudou na San Francisco Academy of Arts. Membro da Society of Western Arists, USA. Sua família está na Califórnia há três gerações. Estudou, através do G.I. Bill, programa de apoio educacional aos ex-combatentes da Segunda Guerra mundial, com Carl Beetz, Hamilton Wolf e Richard Stevens. Tanto Wolf quanto Stevens ensinavam as ideias da abstração geométrica na arte. Seu interesse pela técnica da aquarela cresceu muito depois de assistir apresentações de Millard Sheets e Dong Kingman. Viajou posteriormente para a França e a Itália e estudou na Academie Frochot em Paris, França, no Institute Statale dei Belle Arte em Florença, na Itália e pintura com o afamado cubista Jean Metzinger. Também fez aulas, de forma menos formal. Com Fernand Leger e Albert Gleizes. Na Itália aprendeu afresco, pintura e técnicas de impressão. No início dos anos 50, fez exposições individuais em Paris, São Francisco e Rio de Janeiro, além de ter trabalhos incluídos em mostras coletivas em Nova York e São Francisco. Nessa época, mudou-se para um apartamento em North Beach, na Costa Oeste, um centro onde artistas, poetas, músicos de jazz e filósofos se encontravam, e lá começou a pintar. Pintava aquarelas diariamente, frequentando o cais do porto  onde produziu quadros que representavam navios, guindastes e máquinas. Quando decidiram acabar com o velho distrito industrial, Ken Potter fez uma série de quadros que são verdadeiras obras-primas e servem como documento histórico de grande valor. Ele tem pintado principalmente aquarelas transparentes e é reconhecido por sua habilidade em manipular grandes superfícies de tinta fluida. Suas composições são arrojadas e bem projetadas. Sua arte frequentemente denota a influência do Cubismo e das modernas ideias do Divisionismo, mas assim como todos os verdadeiros artistas inovadores, seu estilo pessoal domina o trabalho. Além de sua carreira como pintor de aquarelas, também produziu murais na Califórnia e na França. Foi diretor de arte em agências de propaganda em Nova Iorque, no Rio de Janeiro e em São Francisco. Também desenvolveu cenários para peças de teatro e trabalhou como impressor de gravuras. Nos anos 60, tornou-se professor de pintura em aquarela, promovendo workshops na Califórnia e em outras partes do mundo.

 

 

Ascendência

- np. George Duel Potter Jr (*29 abr 1863 †depois de 29 ago 1923 Rochester, MN) cc Emma Elizabeth Russell, décimo filho de seus pais.

- bpp. Reverendo George Deuel Potter * 28 dez 1825 c 22 nov 1846 c Matilda Ann Pennell (*27 set 1826, Trumble County, OH) filha de William Pennell (*PA) cc Martha Moore.

- tpp. Nathan Potter (*29 out 1795 MD †4 ago 1879 Jones County, IA), primeiro filho de seus pais, c 1821 c Fannie Deuel (*5 out 1805 Saratoga County, Greenfield, NY †1 jun 1831 Licking County, Hartford Township, OH).

- por seu t. Nathan Potter, 4neto de William Potter (*28 ago 1767, IA †24 jun 1853, IA) cc Rachel Horner (*28 abr 1777, Queenstown, MD †24 out 1865 Jones County, IA).

- por seu 4avô William Potter, 5neto de William Potter (*1730 England †1780 Baltimore, MD) cc Nancy Davis.

 - por sua t. Fannie Deuel, 4neto de George Deuel (†1840) (quinto filho de seu pai), cc Hannah Sexton (†4 abr 1827) residentes em Saratoga County, Greenfield, NY.

- por seu 4avô George Deuel, 5neto de Joseph Deuel Jr (†1833) (terceiro filho de seu pai), cc Freelove Carpenter.

- por seu 5avô Joseph Deuel Jr, 6neto de Joseph Deuel (*9 jan 1735 Dover, Dutchess County, NY  †12 ago 1818) (segundo filho de seu pai), tendo se estabelecido em Corith, NY em 20 mar 1788 (data da escritura da propriedade), cc Rachel Smith.

- por seu 6 avô Joseph Deuel, 7neto de Benjamim Deval (*26 jan 1709 †19 jan 1790 Dover, Dutchess County, NY) (quinto filho de seu pai) cc Sarah Mosher. Antes de sua morte, Benjamim Deval trocou seu nome para Benjamim Deuel.

- por seu 7avô Benjamim Deval, depois Benjamim Deuel, 8neto de Joseph Deval cc Mary Soule (que chegou aos EUA vinda da Inglaterra no navio Mayflower (9 set / 9 nov 1620), acompanhando seu pai George Soule, possivelmente de Bedforshire, empregado ou funcionário de Edward Winslow).

- por seu 8avô Joseph Deval, 9neto de Jonathan Deval cc Hannah Adley.

- por seu 9avô Jonathan Deval, 10neto de William Deval (*Inglaterra) que teria vindo criança, em 1620, com seus pais no Mayflower. Se increveu para obter terras em Duxbury, MA em 3 ago 1640, lote que lhe foi concedido em Rehoboth, MA em 26 dez 1645. Foi feito capataz em 17 maio 1653 Newport, RI. Seu nome aparece na listas de impostos de Newport, RI em 1680.

- por sua 8avó Mary Soule, 9neto de George Soule cc Deborah.

- por seu 9avô George Soule, 10neto de George Soule cc Mary Backett.

- por sua 7avó Sarah Mosher, 8neto de John Mosher cc 22 ago 1731 com Experience (Kirby).

- nm. Frederick Alfred Keast (*Saint Agnes, Cornall, UK cc Mary Elizabeth Nettle (*Redruth, Cornwall, UK).

Álbuns


Família - Potter / Keast

São Francisco, CA

20 fotografias.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno