História de Mauricio Limpo de Abreu


9-3-1879 - Cataguases . 13-1-1952 - Rio de Janeiro [idade: 73 anos]

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Casaram-se no dia 19 de abril de 1911, Rio de Janeiro, RJ. 

- Autor do desenho da árvore genealógica a partir de João José e Josefa Carneiro de Mendonça. Este trabalho foi concluido antes de 1933. 

- Trabalhou no Museu Histórico com Gustavo Barroso, de quem era grande admirador.

- Em 29 de abril 1911 [O Paiz] - Casamentos: Realizou-se no dia 27 do corrente o casamento do Sr. Maurício Limpo de Abreu, distinto secretário geral do recenseamento, com a senhorita Georgina Benedicto Ottoni, ligando-se assim duas das mais antigas e distintas famílias do país. 

A cerimônia teve lugar em casa da noiva, à rua Santa Alexandrina, sendo no religioso. celebrante o cônego Senna Freitas e testemunhas do noivo os Drs. Joaquim Xavier da Silveira e Antônio Pacheco Leão, no civil e no religioso o coronel José Ayrosa de Carvalho Botelho e da noiva o Dr. Julio B. Ottoni.

A noiva é filha do falecido engenheiro Dr. Jorge Benedicto Ottoni e de D. Joaquina Ottoni e neta do coronel Augusto Benedicto Ottoni, último sobrevivente com a idade de 93 anos, dos irmãos dos grandes brasileiros Christiano e Theophilo Ottoni.

O noivo é filho do falecido Dr. Henrique Limpo de Abreu, um dos primeiros propagandistas da República e filho do visconde de Abaeté - o homem que mais vezes foi ministro no império - e de D. Anna Luiza Carneiro de Mendonça, de antiga e influente família da província de Minas, e neto materno do falecido coronel Joaquim Carneiro de Mendonça e D. Maria Augusta Carneiro de Mendonça. 

)A notícia está enganada, pois o coronel Joaquim Carneiro de Mendonça era irmão de Anna Luisa Carneiro de Mendonça, e portanto tio avô, e não avô do noivo) 

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno