História de Antonio Paulo de Mello Barreto (1º do nome - Visconde de Mello Barreto)


1845 . 12-9-1908 [idade: 63 anos]

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Casaram-se dia 22 de julho de 1865 no Rio de Janeiro, RJ 

Arquivo Público Nacional - carta de 8 maio 1855

"Rio de Janeiro, Ministerio dos Negocios do Imperio em 8 de maio de 1855

Ilmo e Exmo Snr.

Passo às mãos de V.Ex° para seu conhecimento e expedição do competente Título, a inclusa cópia do Decreto de 14 de março próximo passado, pelo qual Sua Magestade o Imperador Houve por bem fazer mercê do fôro de Moço Fidalgo com exercicio da Sua Imperial casa a Antonio Paulo de Mello Barreto. Deus guarde a V. Exa. Luiz Pedreira de Coutto Ferreira."

Arquivo Público Nacional - decreto de 1° jun 1855

"A Antonio Paulo de Mello Barreto, se hade passar Alvará do Fôro de Moço Fidalgo da Casa Imperial com exercício, de que teve mercê por Decreto de 14 de março ultimo, e para que possa pagar no Thesouro Publico Nacional os competentes Direitos se lhe passou esta Secretaria da Mordomia Mor e Expediente dos Filhamentos da Casa Imperial, em 1° de junho de 1855. ... Candido Martins de Bastos. N148 - 40$000 - Pg quarenta mil a Direitos - Rio de Janeiro 14 junho 1855 Jean Baptista da Silva - João de Almda Batis."

Arquivo Público Nacional - decreto de 15 jun 1881

"Relação dos cidadãos que, em attenção aos relevantes serviços prestados ao Estado, são por Decreto desta data agraciados com os seguintes gráos da Ordem de Nosso Senhor Jesus Christo.

Commendadores:

(entre outros) Dr. Antonio Paulo de Mello Barreto

Attendendo aos relevantes serviços pretados ao Estado, pelos cidadãos mencionados na relação que com este baixa, assignado pelo Barão Homem de Mello, do Meo Conselho, Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios do Imperio, Hei por bem de conformidade com o disposto no §3° do art° 9° do Decreto n° 2853 de 7 de dezembro de 1861, Agracial-os com os gráos da Ordem de Nosso Senhor Jesus Christo declarados na mesma relação.  Palacio do Rio de Janeiro, em quinze de junho de mil oitocentos e oitenta e um, sexagesimo da Independência e do Imperio. (rubrica do Imperador) Barão Homem de Mello."

Arquivo Público Nacional - decreto de 1° ago 1887

"Attendendo aos relevantes serviços prestados ao Estado e a exposição dos caminhos de ferro brazileiros pelos engenheiros Antonio Paulo de Mello Barreto, José Freire Parreiras Horta, José Ewbank da Camara e José Carlos de Carvalho, Hei por bem, em Nome do Imperador, e de conformidade com o dispositivo no §3° do art° 9° do Decreto n° 2853 de 7 de dezembro de 1861, nomear o primeiro Dignatario e os outros trez Officiaes da Ordem da Rosa.  Palacio do Rio de Janeiro, em o primeiro de agosto de mil oitocentos e oitenta e sete, sexagesimo sexto da Independência e do Imperio. Princeza Imperial Regente."

Ascendência

- seu pai General João Paulo dos Santos Baretto, foi graduado Marechal de Campo pelo decreto de 25 mar 1845, e nomeado ministro da Guerra por decreto de 5 maio 1846.  Membro vitalício do Conselho da Coroa e Vedor Particular e Conselheiro de S.M. a Imperatriz. 

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno