História de Jayme de Sá Menezes


3-4-1917 - Salvador . 2001 [idade: 84 anos]

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Batizado em 3 abr 1918, igreja Nossa Senhora dos Mares, Salvador, BA. Foram seus padrinhos de batismo na Igreja Noss Senhora dos Mares, Francisco de Souza, professor da Escola Politécnica da Bahia, depois prefeito de Salvador,  e Amalia Candida de Sá Menezes Moniz Barreto, sua tia.

- Médico, biógrafo, historiador e professor. 

- Fundou a Academia de Medicina da Bahia, foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. 

- Foi membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e correspondente dos de Santos, Minas Gerais e Sergipe. 

- Foi Secretário de Saúde Pública de Assistência Social do Estado da Bahia de 1959 a 1962 e professor da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador. Sá Menezes dinamizou a Secretaria de Saúde no Governo Juracy Magalhães.

Publicações

Medicina indígena na Bahia, Ed Livraria Progresso, Salvador, 1957

Família Sá Menezes & Bulcão Sobrinho, Família Sá Menezes, trabalho apresentado ao Instituto Genealógico da Bahia em sessão de 26 abr 1965, Salvador, BA

Vultos que ficaram: os irmãos Mangabeira, Ed. MF, Salvador, 1977 (de acordo com o site Reler Virtual, "ninguém mais talhado para de novo trazê-los à memória nacional do que este valoroso Jayme de Sá Menezes, excelente escritor e intelectual de elevado quilate")

Agrário de Menezes - um liberal do Império, Ed Cátedra, 1983

Caminhada - vol 1, Ed Bureau, Salvador, 1993

Palavras de ontem e de hoje - Caminhada 2, Ed Bureau, Salvador, 1993

A vida do Senador Fernandes da Cunha, Ed Bureau, 1997  

Ascendência

- seu pai, Artur de Sá Menezes, fundou junto com Arlindo Fragoso, Francisco da Silva e Lima, Alexandre Maia Bittencourt e outros, a Escola Politécnica da Bahia, da qual recebeu o título de Professor Honorário em 1938.

- np. Argemiro de Souza Menezes e Maria Candida de Sá Menezes (*5 jul 1847 São Pedro do Rio Fundo, BA).

- bp. de Jeronimo Moniz Barreto

- bm. Gustavo de Sá Menezes (*1823 São Pedro do Rio Fundo, BA †1854) e Celestina Candida da Cruz Barauna (†1852).

- por seu b. Gustavo de Sá Menezes, t. Diogo de Sá Menezes e Rosa Maciel de Sá Bittencourt

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno