Livro: Os Carneiro de Mendonça
Carta de Paracatu, 9 de setembro de 1949
Exmo. Sr. Marcos Carneiro de Mendonça
Atenciosos cumprimentos extensivos à sua distinta família.
Tendo sido a grata satisfação de conhece-lo pessoalmente quando de minha recente estadia aí no Rio, em companhia da família do tio Roberto, mui respeitosamente dirijo-lhe esta, fazendo-lhe de inicio lembrar-se de sua tão prometida, quão desejada visita à nossa velha, longínqua e histórica Paracatu.
Me é grato nesse instante, , como uma representante da família Carneiro de Mendonça, servir de intérprete do nosso Jockey Club, fazendo-lhe a apresentação dos doutores Joaquim Brochado e Alaor Porto Adjuto, que para aí vão pleitear uma subvenção prometida há tempos pelo Jockey Club Brasileiro ao nosso Jockey.
O Dr. Joaquim Brochado, além de muito amigo de meu pai, é pessoa de grande destaque em nosso meio social, onde goza do mais alto prestígio e o Dr. Alaor, conceituado advogado e nosso parente, é o atual presidente do Jockey Club local, cargo esse que tem desempenhado com comprovada competência e alto critério, merecendo por isso mesmo um lugar de relevo no nosso meio esportivo e social.
Sabendo que V.S. faz parte da diretoria do Jockey Club Brasileiro, pedimos sua valiosa cooperação no sentido de ser mais facilmente conseguida a referida subvenção.
Aproveito o ensejo desta para convidar V.S., a sua distinta esposa Dona Ana Amelia e suas prendadas filhas, para que se dignem de vir prestigiar a festa hípica do dia 25 do corrente mês, com suas honrosas presenças.
Finalizo esta mandando-lhe um forte e cordial abraço de meu pai Francisco Carneiro de Mendonça.
Espero e conto que V.S. e sua excelentíssima família se dignarão de acolher benigno o convite que ora lhes dirijo em nome do citado Jockey Club, pelo que ficar-lhes-hei muitíssimo grata.
Respeitosamente subscrevo-me
Maria Dolores Carneiro de Mendonça