Árvore genealógica de Mauricio Gudin


avós
paternos
Domingos Eugênio Gudin + Hortense (...)
PAI
Manuel Eugênio Gudin (Comendador)
19-07-1853
 †  01-10-1935 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
(...) Fontes + (...) (...)
MÃE
Carolina Fontes (Maria Carola - gêmea de Antonia)
22-05-1865
 †  30-04-1887 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

IRMÃO(s)
Mauricio Gudin
1883

Mauricio Gudin
1883 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 † 14-12-1959 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
(idade: 76 anos)
 
CÔNJUGE(s)

FILHO(s) de Mauricio Gudin e Antonia Agra

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Em 2 jul 1907 [A Capital] - Pelo Araguay regressou da Europa o jovem médico brasileiro Sr. Dr. Mauricioo Gudin, bastante conhecido nesta capital.

- Em 1910 [Almanak Henault] - Indicador Geral por Profissões do Rio de Janeiro: Maurício Gudinm rua 7 de setembro 131.

- Em 20 maio 1930 [O Paiz] - Notável conquista da cirurgia - operação sem infecção - A esterilização total do ambiente cirúrgico - O PAIZ ouve o ilustre cirurgião Dr. Maurício Gudin sobre sua sensacional descoberta no campo da medicina operatória, comunicada ontem ao Colégio dos Cirurgiões Brasileiros.

- Em 28 jul 1935 [O Imparcial] - Uma invenção brasileira para a beneficência portuguesa - Atendendo a um pedido da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, o presidente da República concedeu isenção de direitos para um aparelhamento destinado à instalação de um serviço de esterilização de ambiente operatório pelo processo de invenção brasileira do seu chefe de clínica cirúrgica, de Mauricio Gudin, material esse mandado executar em Paris.

- 1938 / 1939 - Em jan/fev 1967 [Revista Filme & Cultura] - Trajetória de Humberto Mauro - Diretor, fotografia:  

1938 (entre outros) 1º de outubro: MéTODO OPERATóRIO do Professor Maurício Gudin - Doc. INCE: Medicina. Sonoro. 16mm - Fotografia e Montagem: Humberto Mauro e Manoel P. Ribeiro (33 minutos) - Documentário reunindo quatro curtos anteriores).

1939 (entre outros) 5 de abril: ESTERILIZAçãO TOTAL DO MEIO OPERáRIO - Doc. INCE: Documentação Rural. Sonoro. 35 mm. Orientação: Maurício Gudin. Fotografia e Montagem: Manoel P. Ribeiro. (10 minutos).

- Em 1940 [Aspectos] - Estamos representados nos Congressos de Medicina e Cirurgia e no de Ginecologia e Obstetrícia, que se realizam na Argentina, pelo professor Maurício Gudin, que ainda recentemente volvera dos Estados Unidos onde nos representou em momerável Congresso Médico.

- Em jul 1940 [A Gazeta da Pharmacia] - Esterilização total do meio ambiente - De volta dos Estados Unidos onde esteve em missão cultural como delegado do Brasil ao VIII Congresso Científico Americano que se reuniu em Washington, o professor Maurício Gudin, criador do processo de esterilização total do ar ambiente, por cuja prática já não se teme o perigo das infecções pós operatórias como acontecia sempre, fez as seguintes declarações:

- O meu método de esterilização total do meio ambiente das salas de operação revolucionou a América. Os americanos do Norte acham que "o melhor mundo"é sempre aquilo que lá se faz. E daí a surpresa, ante o método com que permite operar sem os perigos das infecções.  Como os srs. sabem, não fiz um bicho de sete cabeças. Trata-se, no meu sistema de esterilizar o ar antes do trabalho operatório. E para tanto só emprego o formol, seguido da amônia de cujo conflito químico se obtém a urotropina. Sendo este um agente neutralizador, o ambiente estará ok para qualquer intervenção, como dirá agora o norte-americano que tiver aprendido aquela lição do Brasil.

A seguir, o professor Gudin discorreu sobre a utilidade e excelência desse processo químico que tranquiliza operadores e operados quanto à infecção resultante das intervenções feitas antigamente em meios favoráveis às proliferações microbianas.

- Em 3 ago 1943 [O Radical] - A Missão Médica Brasileira na Grande Guerra - O 25º aniversário de sua partida para a frente de batalha - No dia 18 de agosto corrente faz 25 anos que partiu para a França, a bordo do transporte de guerra "Plata", a Missão Médica Brasileira enviada por nosso país em caráter militar como uma das suas colaborações no esforço de guerra em que então nos achávamos emprenhados contra os Impérios Centrais.

A Missão compunha-se de oitenta médicos, de todos os Estados, dez estudantes do último ano da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e alguns médicos da Marinha de Guerra e do Exército. Acompanhava-a um pequeno pelotão de soldados do Exército sob o comando de um 1º sargento, afim de dar guarda ao hospital que nosso Governo tinha intenção de ali instalar.

Muitos são já os mortos dessa Missão, entre eles seu chefe e grande animador, prof. Nabuco de Gouveia.

é intenção dos seus membros comemorar a data com um almoço de congraçamento em lugar e hora que serão oportunamente anunciados.

A iniciativa é dos chefes de serviço que foram comissionados no posto de tenente-coronel. Deles são vivos os professores Benedito Montenegro (São Paulo), Borges da Costa (Belo Horizonte), Bruno Lobo, Jorge Dodsworth, Luna Freire, Mauricio Gudin, Maurício de Medeiros e Parreiras Horta (Rio).

- Em 22 out 1947 [A Manhã] - A esterilização Gudin nos hospitais da Prefeitura

Artigo 1º - Em todos os estabelecimentos hospitalares da Prefeitura do Distrito Federal é obrigatória a adoção do método de esterilização total do ambiente cirúrgico do professor Maurício Gudin.

§ 1º - As salas de operações atualmente existentes quando necessitarem de reforma serão adaptadas imediatamente ao método do Professor Maurício Gudin.

§ 2º - Nos hospitais atualmente em construção serão revistas as plantas a fim de que as salas de operações se adaptem ao disposto no parágrafo anterior.

Artigo 2º - Os estabelecimentos hospitalares que recebam ou venham a receber ubsvenções, favores ou isenções de quaisquer natureza por parte da Prefeitura do Distrito Federal, terão condicionados a continuação ou o recebimento de tais benefícios mediante a aceitação do que dispõe o Artigo 1º desta lei.

Artigo 3º - Fica autorizado o Prefeito do Distrito Federal a solicitar do Governo Federal seja permitida ao professor Maurício Gudin a supervisão dos cursos necessários ao preparo e ensino dos cirurgiões que vão utilizar-se da assepsia integral. 

§ 1º A Secretaria Geral de Saúde e Assistência proporcionará os meios e recursos necessários a consecução destes cursos.

§ 2º é obrigatória a frequência aos cursos por parte dos cirurgiões que vão trabalhar nas novas salas.

Artigo 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

- Em 10 nov 1956 [Fon Fon] - Operações filmadas - Vários filmes foram feitos pelo INCE abordando questões científicas, principalmente operações. Entre estes anotam-se "Método Operatório do Prof. Maurício Gudin", de 24,5 minutos de duração com versão para o francês; e mais três outros: "Uma operação de apêndice", "Extirpação do Estômago"e "Operação de Hérnia" todos pelo Prof, Gudin, sendo de grande utilidade para os acadêmicos de Medicina.

- Em set 1958 [Gazeta da Farmácia] - Vocabulário Médico: GUDIN (ESTERILIZAçãO TOTAL DE) - Esterilização da sala de operações por meio de substância gasosa microbicida que é em seguida neutralizada por outro agente, tornando o ar respirável e asséptico. Utiliza aparelho de sua invenção Maurício Gudin, médico brasileiro.

- Em 15 dez 1959 [Diário da Noite] Maurício Gudin faleceu ontem - Faleceu ontem em sua residência à rua Triunfo, 25, em Santa Teresa, o professor Maurício Gudin, catedrático da Faculdade Fluminense e cientista ilustre, membro da Academia Nacional de Medicina.

O falecido tinha a patente de coronel-médico da Reserva do Exército e sempre gozou de grande conceito entre seus colegas de farda e da estima dos seus alunos. Era irmão do ex-ministro da Fazenda, economista Eugênio Gudin.

Seu enterro está marcado para logo mais ao meio-dia no Cemitério São João Batista, saindo o féretro da Capela Real Grandeza onde seu corpo está sendo velado.

- Em 16 dez 1959 [Jornal do Comercio] Prof. Mauricio Gudin - No cemitério de São João Batista foi sepultado ontem às 12 horas o Prof. Mauricio Gudin, tendo o féretro saído da Capela Real Grandeza para aquela necrópole.

O extinto que era oficial reformado do Exército, fazia parte do corpo docente da Faculdade Nacional de Filosofia e da Faculdade Fluminense de Medicina.

Especialista em cirurgia craniana, representou o Brasil no Congresso Científico em Washington.

Era o Prof. Maurício Gudin irmão do Prof. Eugênio Gudin, ex-ministro da Fazenda no Governo Café Filho. Deixa o extinto viúva a Sra. Antônia Agra Gudin e uma filha, senhorinha Maria Carola Gudin.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno