Árvore genealógica de João José Carneiro de Mendonça


avós
paternos
Manoel Carneiro Figueira + Escolástica Maria do Espírito Santo
PAI
Bento Carneiro de Mendonça
ca 1748 - São João Del Rey (MG) (Brasil)
 †  11-03-1824 - Araxá (MG) (Brasil)
avós
maternos
Caetano da Cunha Ferreira + Rosa Maria de São José
MÃE
Ursula Ferreira da Cunha
- São José do Rio das Mortes (MG) (Brasil)
 †  11-1828

IRMÃO(s)
João José Carneiro de Mendonça
1785

João José Carneiro de Mendonça
1785 - São João Del Rey (MG) (Brasil)
 † 03-03-1853 - Petrópolis (RJ) (Brasil)
(idade: 68 anos)
 
CÔNJUGE(s)
Josefa Maria Roquete Batista Franco

1780 - Vila de Santa Luzia de Goiás (GO) (Brasil)
 †  16-11-1855 - Petrópolis (RJ) (Brasil)

FILHO(s) de João José Carneiro de Mendonça e Josefa Maria Roquete Batista Franco
João Carneiro de Mendonça
ca 1806 . † antes 1853 - Cavalcanti (GO) (Brasil) [idade: 47 anos]
m- Joana de Deus São José

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Comendador das ordens de Cristo e da Rosa.

- Caixa 21 do Arquivo do Fórum Tito Fulgêncio - Fundação Cultural Calmon Barreto em Araxá, MG
"Autuação de huma Petiçam do Capam. João Joze Carneiro de Mendonça, testamenteiro do fallecido seu Pai Bento Carneiro de Mendonça, para prestar a conta de sua adeministração - ...".

Concessão de graças honoríficas e Títulos de nobreza sugeridos a D. Pedro II, após sua viagem à região central fluminense, em 1848, in Revista do IHGB, Anais do Congresso de História do Segundo Reinado, 14 nov 1975 (ver imagens no álbum de fotografias)

"Ao folhearmos, no Arquivo Nacional, o volume IJJ9-378 que trada da "Correspondência do Presidente da Província do Rio de Janeiro com o Ministro do Império", encontramos um longo documento manuscrito do próprio punho de Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, redigido por ordem do visconde de Macaé com a finalidade de relacionar os nomes das pessoas que receberam, abrigaram e obsequiaram Dom Pedro II em sua viagem, realizada no verão de 1848. Essa excursão levou o Imperador de Petrópolis a Paraíba do Sul, Vassouras, Valença, parte da Província de Minas Gerais e Iguaçu. O que consideramos inédito do documento nào é o relato da viagem, mas a lista dessas pessoas, para as quais foram pedidas graças honoríficas, títulos de nobreza, etc. No original podem-se ver anotadas a lápis, as honrarias sugeridas e quase todas concedidas.
Ilmo e Exmo Snr.
Atendido no Despacho de 11 out 1848
Cumprindo a ordem verbal que em Nome de S.M. o Imperador V. Exa. se dignou dar-me, tenho a honra de passar às mãos de V.Exa. a relação inclusa dos nomes das pesoas que serviram e obsequiaram ao Mesmo Augusto Senhor na sua última viagem por alguns Municipios ao Sul desta Provincia, acompanhada essa relaçào das observações que V.Exa. me ordenou fizesse. Deus Guarde a V. Exa. - Rio 8 de maio de 1848 - Ilmo. e Exmo Sr. Visconde de Macaé - Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império e Presidente do Conselho. - Aureliano de Sousa de Oliveira Coutinho
Anexo I - Relação das pessoas que obsequiaram a serviram a S.M. o Imperador na sua última viagem ao Sul desta Provincia e que acompanha um oficio desta data ao Ilmo. e Exmo. Sr. Ministro e Secretario de Estado dos Negocios do Imperio.
Doc 229
No 1° dia de viagem, no lugar denominado Sumidouro - SMI almoçou e jantou em casa dos cidadãos Francisco Caetano do Vale e Firmino Caetano do Vale, irmãos. São homens honestos, fazendeiros e negociantes a quem eu havia escrito pedindo-lhes que aprontassem a sua casa para S.M.I. ali almoçar e o fizeram com muito boa vontade e dedicação. Não têm condecoração alguma e lhes assentaria bem o Hábito de Cristo (anotação a lápis: Sim H. de Cristo)
***
Nesse 1° dia S.M.I. tinha de ir jantar mas foi somente cear e dormir na Fazenda do Cebolas, pertencente ao (fl 3) Coronel João José Carneiro de Mendonça (sogro do Exmo Sr. Limpo de Abreu) o qual, com seus filhos muito se esforçou para obsequiar a S.M.I. - Aquele Coronel já é Comendador da Ordem de Cristo; seus filhos são: (a lápis: Comendador da Rosa)
O Major Francisco de Paula Carneiro de Mendonça
João Carneiro de Mendonça Franco
Melchior Carneiro de Mendonça Franco
Eduardo Carneiro de Mendonça Franco
Os três primeiros não têm condecoração alguma; o último é Moço da Câmara e tem Hábito de Cristo."

- Revista do IHGB, Anais do Congresso de História do Segundo Reinado
"O Jornal do Comércio do Rio de Janeiro noticiou a estada de Dom Pedro II na residência do Cel. Carneiro de Mendonça, em Cebolas, nas edições de 31 jan, 3, 5, 8 e 9 fev 1848:
Coronel João José Carneiro de Mendonça - Fazendeiro abastado, possuindo outras propriedades na região como a fazenda da Posse na atual localidade desse nome, à margem da União e Indústria, e a do Itamarati em Petrópolis, vendida em 1851 ao Imperador, Juiz de Paz na freguesia de São José do Rio Preto, município de Paraiba do Sul, conforme indica o Almanaque Laemmert - 1849. No Almanaque de 1850 e nos subsequentes é dado como fazendeiro de café naquela freguesia (onde situava-se a sua fazenda da Posse) e condecorado com o grau de Comendador da Ordem da Rosa, o que confirma a indicação a lápis no doc 229.
No Relatorio apresentado em 1-3-1849 pelo Presidente da Provincia do R. Jan., Luis Pedreira do Couto Ferraz, consigna-se a p. 43/44 que a conservação da estrada do Mar-de-Espanha (que partindo do Sumidouro e passando pela Posse, atingia a margem direita do Rio Paraíba na proximidade da atual cidade de Anta? lhe fora confiada pelo prazo de 3 anos, a partir de 1848. ..."

- Annuário de Minas Gerais, Ap. Nelson de Senna, vol III, 1909, p. 195 (transcrição feita por Antonio Candido)
"Coronel da Guarda Nacional: A Câmara Municipal da Vila Do S. Domingos do Arachá. - Fas saber a todos os çidadoens Guardas Nascionaes, e povos desta Muniçipalidade, que pello Exmo. Prezidente Em conçelho foi nomeado Coronel Chefe da Lejião, deste Municipio João Joze Carneiro de Mendonça, que se haxa Legalmente emposçado no dito Cargo devendo por Tal ser reconheçido, e obedeçido dos officiaes Subalternos, eoffiçiaes emferiores e çidadoens os Guardas Nasçionaes, Epara que chegue anotiçia de toda mandou Pasçar o prezente Edital que será Publicado no Destrito de Santa Anna da Barra do Rio das Velhas, e affixado no Lugar do Estillo, Villa de São Domingos do Arachá em Secção ordinaria de 16 de julho de 1833 - - Joaqm. Telles Caldra., Prezidente. - Antonio Joaquim da Costa, Secretario."

- Restos mortais transferidos de Petrópolis para o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, onde estão na sacristia da igreja.

 

Inventário de JOãO JOSé CARNEIRO DE MENDONçA

(informação do Projeto Compartilhar)

 

Juízo Municipal

Vila de Paraiba do Sul, RJ - Ano 1853

Inventariado João Jose Carneiro de Mendonça

Inventariante Josepha Roquete Carneiro de Mendonça Franco e outros

Disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

Partilha Amigável

 

Termo de adição de herança a beneficio do Inventário - 18-04-1853 Vila da Paraíba do Sul.

Compareceu: Joaquim Carneiro de Mendonça Franco e em nome de sua mãe D. Josefa Roquete Carneiro de Mendonça Franco, de Antonio Paulino Limpo de Abreu, de Antonio d'Abreu Castello Branco por cabeça de sua mulher, de Francisco de Paula Carneiro de Mendonça Franco, e de Melchior Carneiro de Mendonça Franco, e como procurador das ditas pessoas acima e por si assinava o presente termo de adição de herança a beneficio do Inventário dos bens deixados pelo Coronel João Jose Carneiro de Mendonça.

 

Partilha Amigável:

Autuação aos 18-04-1853

Dizem:

D. Josefa Roquete Carneiro de Mendonça Franco;

Antonio Paulino Limpo de Abreu por cabeça de sua mulher D. Anna Luiza Limpo de Abreu;

Francisco de Paula Carneiro de Mendonça Franco;

Antonio d'Abreu Castello Branco por cabeça de sua mulher D. Mariana Carneiro de Castello Branco;

Eduardo Carneiro de Mendonça Franco;

Joaquim Carneiro de Mendonça;

Jose Antonio Pestana de Aguiar por cabeça de sua mulher D. Julia Carolina da Costa Carneiro;

Melchior Carneiro de Mendonça Franco;

viúva, filhos e genros do Comendador João Jose Carneiro de Mendonça que tendo procedido entre si a inventário e partilhas amigáveis do casal de seu falecido marido, pai, sogro o sobredito Comendador, querem, agora, que as ditas partilhas veem pela primeira vez à Juízo para se julgarem por sentença, assinar termo de adição da herança á beneficio de inventário, e para este fim Assim requerem (...).

 

Diz D. Josefa Roquete Carneiro de Mendonça Franco, inventariante e cabeça de casal dos bens de seu falecido marido o Comendador João Jose Carneiro de Mendonça (...) desiste ela de muito de sua livre vontade da meação que lhe compete para ser logo repartida entre os ditos herdeiros, reservando unicamente a terça (...) 18-04-1853

im 10) Termo de Desistência aos 18-04-1853 (aa) Joaquim Carneiro de Mendonça Franco como pp de sua mãe.

 

Procuração

Que Faz: Josefa Roquete Carneiro de Mendonça Franco, viuva do Coronel João Jose Carneiro de Mendonça

Freguesia de S. Pedro de Alcantara aos 18-04-1853

Procurador Nomeado: Joaquim Carneiro de Mendonça

Fins: assinar termo de adição de herança à beneficio do inventário e termo de desistência da meação que lhe compete  nos bens de seu finado marido.

 

Alvará de Procuração

Que Faz: Antonio Paulino Limpo de Abreu, Conselheiro de Estado, Senador do Império, Grã Cruz da Ordem de Cristo, Ministro Aposentado do Tribunal Supremo de Justiça

Petrópolis 05-04-1853

Procurador Nomeado Joaquim Carneiro de Mendonça;

Fins: assinar termo de adição de herança à beneficio de inventário no inventário e partilhas amigáveis de meu falecido sogro o Comendador João Jose Carneiro de Mendonça

 

Procuração

Que Faz: Francisco de Paula Carneiro de Mendonça Franco e Melchior Carneiro de Mendonça Franco;

Freguesia de S. Pedro de Alcantara de Petrópolis aos 09-04-1853

Procuradores Nomeados: Eduardo Carneiro de Mendonça Franco e Joaquim Carneiro de Mendonça;

Fins: assinar termo de adição de herança à beneficio de inventário

 

Avaliações de Bens móveis/ Semoventes/ Escravos/ Bens de Raiz, entre eles:

- uma casa no Pouso alegre, e plantações 4:000$000

- casa de morada, ferreiros, engenho e seus utensílios, todas as mais benfeitorias e todas as plantações 10:000$000

- a Fazenda do Pilar, de cultura e criar sita no Municipio do Patrocinio 5:000$000

- a Fazenda de Santo Antonio, de cultura e criar sita no mesmo município 5:000$000

- a Larga do Patrocínio de uma legoa em quadra desse mesmo município 2:650$000

- Duas partes de terras na Fazenda do Retiro no Município de Paracatu, uma havida por herança e outra por compra. 1:000$000.

- Uma Fazenda no mesmo município entre os rios Paracatu, Escuro e Prata denominada Pontal.

- uma chácara na Vila do Araxá 150$000.

Somam os bens todos avaliados a 140:132$320 reis. Itamaraty 1º de Abril de 1853.

 

Declaração dos Herdeiros:

D. Josefa Roquete Carneiro de Mendonça, viúva.

 

Filhos:

1- D. Anna Luiza Limpo de Abreu casada com o Conselheiro Antonio Paulino Limpo de Abreu;

2- Francisco de Paula Carneiro de Mendonça

3- D. Mariana Carneiro de Mendonça casada com Antonio d'Abreu Castello Branco;

4- Eduardo Carneiro de Mendonça;

5- Joaquim Carneiro de Mendonça;

6- D. Caetana Carneiro de Mendonça casada com José Antonio Pestana;

7- D. Julia Carolina Carneiro da Costa casada com Pedro Maria da Costa;

8- Melchior Carneiro de Mendonça;

 

Dividas Ativas/ Prata/

 

Pagamento feito a viúva, cabeça do casal, da Terça de sua meação 33:511$200.

Pagamento feito ao herdeiro Antonio Paulino Limpo de Abreu, por cabeça de sua mulher D. Anna Luiza Limpo de Abreu 20:982$00

Pagamento feito ao herdeiro Francisco de Paula Carneiro de Mendonça Franco 20:982$00

Pagamento feito ao herdeiro Antonio d'Abreu Castello Branco, por cabeça de sua mulher D. Mariana Carneiro de Mendonça 20:982$000.

Pagamento feito ao herdeiro Eduardo Carneiro de Mendonça Franco 20:982$000.

Pagamento feito ao herdeiro Joaquim Carneiro de Mendonça 20:982$000.

Pagamento feito ao herdeiro José Antonio Pestana, por cabeça de sua mulher D. Caetana Carneiro de Mendonça 20:982$000.

Pagamento feito ao herdeiro Pedro Maria da Costa, por cabeça de sua mulher D. Julia Carolina Carneiro da Costa 20:982$000.

Pagamento feito ao herdeiro Melchior Carneiro de Mendonça Franco 20:982$000.

 

Soma o Monte 201:427$225 rs.

Conclusão aos 18-04-1853 nesta Vila da Paraíba do Sul. 

 

 

Links externos


João José Carneiro de Mendonça

descrição: 2022 - INCRÍVEIS histórias do BRASIL em RARAS fotografias ANTIGAS - entre outras, no minuto 8:58 a fotografia de João José Carneiro de Mendonça, sua mulher Josefa e filhos.

Anexos


Antonio Candido (1)

Os Carneiro de Mendonça por Antonio Candido (1)
Estas anotações foram feitas em 1976 por Antonio Candido de Mello e Souza, bisneto de Joaquim Carneiro de Mendonça por linha materna, para sua prima Priscilla Bueno (então Maranhão), trineta do mesmo. Seria interessante que os parentes interessados que as lessem pudessem: (1) corrigir erros, muito frequentes neste gênero de escritos; (2) acrescentar informações fidedignas, sobretudo sobre o ramo respectivo. Assim, seria eventualmente possível: (1) averiguar as origens da família e fatos relativos a ramos colaterais a João José; (2) reconstituir em detalhe a descendência deste, que hoje é enorme, como Priscilla fez para a de Joaquim.

Antonio Candido (2)

Os Carneiro de Mendonça por Antonio Candido (2)
Estas anotações foram feitas em 1976 por Antonio Candido de Mello e Souza, bisneto de Joaquim Carneiro de Mendonça por linha materna, para sua prima Priscilla Bueno (então Maranhão), trineta do mesmo. Seria interessante que os parentes interessados que as lessem pudessem: (1) corrigir erros, muito frequentes neste gênero de escritos; (2) acrescentar informações fidedignas, sobretudo sobre o ramo respectivo. Assim, seria eventualmente possível: (1) averiguar as origens da família e fatos relativos a ramos colaterais a João José; (2) reconstituir em detalhe a descendência deste, que hoje é enorme, como Priscilla fez para a de Joaquim.
Nos 32 anos que passaram desde a elaboração dessas notas, documentos que chegaram às nossas mãos e minha intensa pesquisa, esclareceram algumas questões aqui colocadas, razão pela qual inclui as notas de rodapé, que foram revistas e acordadas por Antonio Candido.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno