Árvore genealógica de Maria Joanna Palhares [2a do nome]


avós
paternos
Joaquim José Palhares + Maria Ursola do Carmo
PAI
João Carlos Palhares
ca 1809 - Galega do Ribatejo (Montijo) (Setubal) (Portugal)
 †  depois 23-01-1870
avós
maternos
Joaquim José Palhares + Anna Rita Xavier
MÃE
Maria Joanna Palhares (1ª do nome)
24-11-1827 - Lisboa (Lisboa) (Portugal)

IRMÃO(s)
Maria Joanna Palhares [2a do nome]
1856

Maria Joanna Palhares [2a do nome]
(Joujou)
20-03-1856 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 † 04-05-1932 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
(idade: 76 anos)
 
CÔNJUGE(s)
Arthur Henrique de Saules
cc em 04-07-1874 - Rio de Janeiro (RJ)

FILHO(s) de Maria Joanna Palhares [2a do nome] e Arthur Henrique de Saules

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Registro de nascimento: freguesia de Nossa Senhora da Glória livro 2, fls. 61v

- Registro de casamento: freguesia de Nossa Senhora da Glória livro 5, fls. 10v

- Em 22 jan 1897 Recebi da minha tia Sra. D. Anna Palhares Machado o cofre que contem as minhas joias, que lhe tinha pedido para guardar por algum tempo, o qual hoje me acho de posse. Maria Joanna Palhares de Saules.

- Em carta de 26 set 1902 [de Petrópolis, para Laura] Minha muito querida Laura - Espero e do fundo do coração desejo que continuem de boa saúde e muito e muito felizes. Dirijo esta para  Tijuca por ignorar teu novo endereço. Que pena que estejamos tão longe ainda! Temos tanto que recordar e sabe tão bem nos lembrar juntas do nosso tempo de criança! e tuas filhinhas que não conheço! beija-as muito por mim. Participo-lhes a nossa nova residência que é à rua 1 de Março n. 3, onde teríamos o maior prazer de receber uma visita de vocês todos.  Escreve-me breve, muitos cumprimentos nossos ao Juca e tu aceita um longo e saudoso abraço e muito beijos da prima muito e muito amiga, Joujou

- Em carta de 8 out 1902 [Anna Machado para Laura] Manda me dizer se recebestes uma carta minha que levava um cartão postal da Joujou, participando-te a sua nova moradia, pois ainda não me acusastes o recebimento disso.

- Em carta de 11 nov 11 [de Joujou para Laura] Petrópolis,  1, Avenida Primeiro de Março - Minha querida Laura, Continuamos aqui de boa saúde e gostando bastante de Petrópolis que se torna cada dia mais animado. Tio Chico [Francisco de Paula Palhares] com toda a família já subiram e tem nos feito excelente companhia,quase todas as noites nos reunimos e sinto de coração não poder fazer o mesmo contigo. O sucesso do Santos Dumont em Paris foi enorme, os parisienses faziam-lhe ovações entusiásticas e o admiram muito. Houve uma época em que tudo era à Santos Dumont e já por fim o entusiasmo tornou-se um tanto exagerado, hoje creio que ele está um pouco fora de moda em Paris. 

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno