Árvore genealógica de Antônio Vicente Austregésilo de Athayde


avós
paternos
José Feliciano Augusto de Athayde + Constância Adelaide Austregésilo
PAI
Belarmino Maria Austregésilo de Athayde (Athayde)
25-09-1898 - Caruaru (PE) (Brasil)
 †  13-09-1993 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
José Joaquim de Queiroz Junior + Laura Palhares Machado
MÃE
Maria José de Queiroz (Jujuca)
15-11-1911 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  06-11-1984 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

IRMÃO(s)
Antônio Vicente Austregésilo de Athayde
1945

Antônio Vicente Austregésilo de Athayde
1945 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 
CÔNJUGE(s)
Magda Maciel Montenegro

1945 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Regina Serôa da Motta

1950 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Maria Luisa de Souza Aranha Melaragno

04-09-1954 - São Paulo (SP) (Brasil)

FILHO(s) de Antônio Vicente Austregésilo de Athayde e Magda Maciel Montenegro
Ricardo Austregésilo de Athayde
1974 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil) . † 30-01-1994 - São Paulo (SP) (Brasil) [idade: 20 anos]
FILHO(s) de Antônio Vicente Austregésilo de Athayde e Regina Serôa da Motta

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias
- Formado em engenharia de sistemas pela PUC-RJ e, 1969, pós-graduado em informática pela mesma universidade.
- Começou sua carreira profissional no Rio Datacentro, o centro de processamento de dados da PUC-Rio, onde trabalhou com o primeiro computador a ser instalado no Brasil. A seguir, transferiu-se para a Companhia Internacional de Engenharia, onde ficou até montar sua própria empresa, a Ensis Engenharia de Sistemas.
Foi contratado pela Globo em 1977, para trabalhar no então chamado Serviço de Informação, dirigido por Marcos Brandão. No departamento, responsabilizou-se pela montagem do sistema de comercialização e pela informatização da área comercial da emissora, dirigida na época por Yves Alves, na rede, e por Dionísio Poli, em São Paulo. No início de 1979, tornou-se diretor de Operações Comerciais, mudando-se para São Paulo logo a seguir. No cargo, dedicou-se a implantar um novo sistema de comercialização para a Rede Globo, conhecido como Siscom, com o objetivo de maximizar as vendas e evitar perdas relacionadas a falhas de exibição.
Com a saída de Yves Alves da superintendência comercial da rede para assumir a direção regional de Belo Horizonte, Dionísio Poli assumiu seu lugar e convidou Antônio Athayde para ser seu diretor adjunto. Mais uma vez, recebeu a missão de informatizar a área. Em 1983, tornou-se diretor de Afiliadas da Rede Globo. Logo depois, em 1985, passou a se dedicar à instalação da Tele Monte Carlo. Em 1986, de volta da Itália, foi convidado a assumir interinamente o lugar de Dionísio Poli como superintendente comercial da rede. Alguns meses depois, foi nomeado em definitivo para o cargo. No final de 1990, desligou-se da emissora e, algum tempo depois, assumiu a direção de marketing do Banco Crefisul. Em 1992, foi convidado por Roberto Irineu Marinho para retornar às Organizações Globo e assumir a direção da Globosat, que havia entrado no ar há apenas alguns meses. Na direção da Globosat, Antônio Athayde empreendeu a reestruturação da empresa, separando as funções de produção e programação de televisão das funções de distribuição do sinal e vendas. Criou, para estas últimas atividades, uma nova empresa, a Net. Depois de deixar a direção da Globosat, tornou-se executivo da Globopar, onde permaneceu até 1997.
Posteriormente, Antônio Athayde trabalhou também como consultor para o Grupo Abril, Rede Bandeirantes, SBT e Telefónica, além de ter assumido a direção da ANJ, a Associação Nacional de Jornais, até 2008. A partir de então, tornou-se consultor da entidade. Em 2011, participou, ao lado de outras personalidades brasileiras, da antologia Auto-regulamentação e Liberdade de Expressão – A Receita do Conar, editada pelo próprio Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária.
 (Depoimento concedido ao Memória Globo por Antônio Athayde em 30/06/2010.)

Álbuns



Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno