Árvore genealógica de João Scott Bueno


avós
paternos
José Bueno + Anna Rita d`Oliveira Silvado
PAI
José Silvado Bueno ( Juca - Juquinha)
30-05-1894 - Mogi Mirim (SP) (Brasil)
 †  08-09-1969 - São Paulo (SP) (Brasil)
avós
maternos
Scott Winfield Smith + Sarah Amelia Penn
MÃE
Maude Amelia Smith (Maud)
11-09-1892 - Cedar Rapids (IA) (EUA)
 †  14-12-1970 - São Paulo (SP) (Brasil)

IRMÃO(s)
João Scott Bueno
1921

João Scott Bueno
22-02-1921 - Lavras (MG) (Brasil)
 † 29-06-1997 - Blumenau (SC) (Brasil)
(idade: 76 anos)
 
CÔNJUGE(s)
Heliodora Carneiro de Mendonça
cc em 08-02-1945 - Rio de Janeiro (RJ)
sep - Rio de Janeiro (RJ)
29-08-1923 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  10-04-2015 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Vera Rossigneux de Lemos Duarte
cc em 26-12-1954 - São Paulo (SP)
sep - São Paulo (SP)
1935 - Niterói (RJ) (Brasil)
Annemarie Vanselow
cc em 1961
ca 1931

FILHO(s) de João Scott Bueno e Heliodora Carneiro de Mendonça
Priscilla Scott Bueno
01-12-1945 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
m- Guilherme Gonçalves Maranhão
Patricia Scott Bueno
1949 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

Livro: Os descendentes de José do Rêgo Trigueiro e Flora Francelina do Rêgo Maranhão - Genealogia e Histórias

Livro: Os descendentes de José Bueno & Anna Rita d'Oliveira Silvado e Scott Winfield Smith & Sarah Amelia Penn - Genealogia e Histórias

- Anotação no álbum de casamento de seus pais com letra de sua mãe: Born Feb 22, 1921 João Scott Bueno, 10:30 AM weight 9 lbs, length 22 inches. Lavras, Oeste de Minas, Brazil, So. America. Light brown hair, black eyes, fair complexion. Dona Eraydes Emerich, Dona Clara Emerich, Dr. Paulo Mennicucci & Bueno present. Second dormitory, Instituto Evangélico.

João Scott Bueno - Feb 22, 1921 - 9 lbs, lenght 22 inches, when 5 min old had his eyes wide open and gave his first look at Dona Eraydes before he had his first bath.  Saw his hands when 2 days old, had his first disciplining when 5 days old cried 45 minutes but finally gave in. His first smile for his Daddy when 8 days. Rolled from his pillow when 2 weeks old, secured his grasp on Buenos fingers and raised his head from the pillow at 3 weeks, also followed sound with his eyes and by turning his head when he heard Bueno or my voice at 28 days.  At pone month sleeps 20 out of 24 hours, had a tub bath every day since he came and several times slept right thru the bath and dressing afterwards.  Was given a certificate into the Cradle Roll of the Lavras Presbyterian Church on the day he was a month old. At 3 months he weighed 14 pounds, 6 months 25 lbs, at 8 months 28 pounds, at 8 months pound and a half, he sat alone, chapped his hands, shook his head, nodded, gave his right hand when greeted by visitors, shook his had for bye bye.  At 9 months he shook his finger in Brazilian não não, said quero and dar mi sucked his toes.  At 9 1/2 months commenced to give Horlich Malted Milk. Had one grand time getting him to take a bottle for from 3 days old he had been drinking water from a spoon or cup.  Two upper teeth came thro the day of Dec 16, 1921 and the lower one are almost thro at the same time. Dec 18 he raise up from laying on his back to a sitting position. He crawled Dec 17 a yard length to get the sugar bowl and stood all alone on the porch of Buenos aunts in São Paulo Dec 18, had the whooping cough from now till...

- Trabalhou na Panair do Brasil até seu fechamento em 10 fev 1965, quando era Comandante de Constellation.

- Nadou pelo Fluminense Football Club

- Tocava bem piano, especialmente jazz.  

- Nos anos 1960 residia na rua Presidente Baker 9 ap. 1102 tel: 23511 Niterói - RJ

- Certidão de óbito: Causa da Morte: infarto agudo do miocárdio.

- Em 16 jan 1922 [List or Manifest of Alien Passengers for the United States] José Silvado Bueno, 29 anos, professor; Maud Smith Bueno, 29 anos, do lar; Idelphonso Bueno, 12 anos, estudante; João Bueno, 10 meses.

- Em 16 jan 1939 [A Noite] A fim de tratarem de assunto que lhes diz respeito estão sendo convidados a comparecer à secretaria do Liceu e Escola Normal de Niterói com urgência, os seguintes alunos: entre outros, João Scott Bueno, da 4ª série.

 

- Em 15 out 1942 [A Manhã] Bolsa de pilotagem nos Estados Unidos: O coronel subdiretor do Ensino da Aeronáutica concedeu inscrição aos seguintes candidatos às bolsas de pilotagem nos Estados Unidos - primeira turma: entre outros João Scott Bueno. Os candidatos são convidados a comparecer ao exame de inglês hoje, 5ª feira, 15 do corrente às sete horas e meia na Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos, munidos de documento de identidade e caneta tinteiro.

- Em 14 nov 1942 [Diário Carioca] Foram julgados aptos entre outros, João Scott Bueno, para efeito de inscrição nas bolsas de estudos dos Estados Unidos.

- Em 1942 e 1943, declaração das horas voadas (FUS44 - 60 horas e PT19 - 14 horas) e sua aprovação para piloto militar (FAB) em nov 1942, embarcando para  Naval Air Training Center, United States Naval Air Station, em Corpus Christi, TX., EUA por volta do dia 12 fev 1943, para o curso Naval Aviators of the United States Navy, curso que concluiu em 27 nov 1943, (Curso de Aviadores Navais da Marinha dos USA e certificado de voo por instrumentos para pilotos da Marinha dos USA, ambos em Corpus Christi, TX, USA). 

- Em portaria n. 43 de 3 fev 1944 do Ministro de Estado dos Negócios da Aeronáutica (...) resolve declarar aspirante aviador para a Reserva de 2a. (SEGUNDA) classe da Aeronáutica, os alunos dos CPOR Aer., entre outros, João Scott Bueno.

- Em portaria n. 44 de 3 fev 1944 do Ministro de Estado dos Negócios da Aeronáutica (...) resolve convocar para o serviço ativo da Força Aérea Brasileira os aspirantes aviadores da Reserva de 2ª classe: entre outros João Scott Bueno.

- Em 6 fev 1944, [Correio da Manhã] Declarados aspirantes-aviadores da Reserva de segunda classe e convocados para o serviço ativo da FAB - O ministro da Aeronáutica declarou aspirantes-aviadores da reserva de 2ª classe e convocou para o serviço ativo da FAB (Força Aérea Brasileira), os seguintes alunos do CPOR da Aeronáutica: entre outros, João Scott Bueno.

- Em despacho de 8 fev 1944, foram designados por necessidade do serviço, para fazer um estágio de seis meses nas Unidades abaixo, os seguintes Aspirantes Aviadores da Reserva Convocados:

Na U.V. da Base Aérea do Galeão, entre outros, Roberto de Souza Dantas, Haroldo Buarque de Macedo e João Scott Bueno. 

[Nota: os três também serviram juntos posteriormente em Corpus Christi, TX, USA. Sylvia Souza Dantas e o filho Robertinho embarcaram junto com Heliodora e Priscilla em março de 1946 para acompanhar os maridos que já estavam em Corpus Christi].

- Em 18 fev 1944 [Correio da Manhã, Gazeta de Notícias] Retificação de estágio -  Foi mandado retificar para a Unidade Volante da Base Aérea do Galeão o estágio do aspirante aviador da reserva convocado, João Scott Bueno.

- Em 31 out 1944 - Comunicação do comandante do 4º Regimento de Aviação ao Diretor Geral do Pessoal da Aeronáutica: ..Levo ao conhecimento de V. Excia. que terminou com aproveitamento o 1º estágio do 1º Grupo da Extinta Unidade Volante da Base Aérea do Galeão o Aspirante a Oficial Aviador da Reserva Convocado João Scott Bueno. Ass: Coronel Aviador Ignácio de Loiola Darer

- Em 22 nov 1944 [A Manhã, Correio da Manhã, Gazeta de Notícias] Presidência da República, decretos na pasta da Aeronáutica - O Presidente da República assinou ontem na pasta da Aeronáutica os seguintes decretos: entre outros, promovendo a 2 tenente-aviador da Reserva de 2a classe os aspirantes a oficial aviador - entre outros João Scott Bueno.

* Ficha de serviços para promoção de Oficial da Reserva: nome João Scott Bueno, porto: 2º Tenente Aviador da Reserva, data dos cursos: 3 fev 1944 a 20 nov 1944: Certificado do Curso para Aviadores Navais da Marinha dos EEUU 27 nov 1943, Corpus Christi, Texas, EEUU e certificado de Voo por instrumentos para pilotos da Marina dos EEUU, Corpus Christi, Texas, EEUU.

- Em carta de 29 nov 1944 [de Maud Bueno Smith, sua mãe, para Anna Amelia e Marcos Carneiro de Mendonça, pais de Barbara Heliodora] We received your letter a few days ago in answer to Bueno's note and I wish to thank you for all the kind things you said of our Son. We can reciprocate, for Heliodora is truly an exceptional girs and we feel sure thay will find true happiness together for both are determined to be sane and sure. Your both are to be congratulated on your talented and lovely child. She has been very sweet and thoughtful in keeping me posted while John has been in the North.

- Em carta de 29 nov 1944 [de Washington , D,C, de Maud Smith Bueno para Anna Amelia e Marcos Carneiro de Mendonça]

My dear Dona Anna Amelia and Dr. Marcos:

We received your letter a few days ago in answer to Bueno's note and I wish to thank you for all the kind things you said of our Son. We can reciprocate, for Heliodora is truly an exceptional girl, and we feel sure they will find true happiness together, for both are determined to be sane and sure.

You both are to be congratulated on your talented and lovely child. She has been very sweet and thoughtful in keeping me posted while John has been in the North. We appreciate it so very much.  I trust that by the time this reaches you, he will be back at the home base.  He seems to have gained some of the needed "kilos" and in Rio will be well cared for.  We are grateful to you for being so kind to him always. (...)

Many thanks for your kind wishes and I hope you will write us again soon.

With Merry Xmas and a Happy New Year, I am Sincerely - Maus Smith Bueno

- Em 30 dez 1944 [Correio da Manhã] Serviço de Tráfego - Exame de Motoristas - Chamada para hoje, 30, às 7:15 horas (Turma B): entre outros João Scott Bueno.

- Em 7 jan 1945 [Correio da Manhã] Podem contrair matrimônio: Nos requerimentos em que os 2 tenentes aviadores da reserva convocados (entre outros) João Scott Bueno, solicitaram autorização para contrair matrimônio, o presidente da República deu o seguinte despacho: Autorizo.

- Em 7 fev 1945 [A Manhã] Casamentos - Barbara Heliodora - João Bueno - Celebra-se amanhã, nesta capital, o enlace matrimonial da senhorita Barbara Heliodora Carneiro de Mendonça, filha do casal Marcos Claudio Carneiro de Mendonça e de sua esposa, Anna Amelia Queiroz Carneiro de Mendonça, com o tenente aviador João Scott Bueno, filho do casal José Silvado Bueno - Sra. Maud Smith Bueno. A cerimônia religiosa terá lugar às 17 horas na capela de Nossa Senhora da Piedade à rua Marquês de Abrantes.

- Em 8 fev 1945 [O Jornal] Casamento: Da senhorita Barbara Heliodora Carneiro de Mendonça, filha do casal Marcos Carneiro de Mendonça - Anna Amelia de Queiroz Carneiro de Mendonça, com o tenente-aviador João Scott Bueno, filho do casal José Silvado Bueno, hoje às 17 horas na capela de Nossa Senhora da Piedade, em Botafogo.

- Em 9 fev 1945 [O Jornal] Enlace Barbara Heliodora Carneiro de Mendonça - João Scott Bueno - Constituiu um acontecimento mundano o enlace nupcial realizado ontem da senhorita Barbara Heliodora Carneiro de Mendonça, filha do Sr. Marcos Claudio Philippe Carneiro de Mendonça e de sua esposa senhora Anna Amelia de Queiroz Carneiro de Mendonça com o tenente aviador, Sr. João Scott Bueno, filho do Sr. José Silvado Bueno e de sua esposa senhora Maud Smith Bueno.  A cerimônia religiosa desse casamento foi celebrada na Capela de Nossa Senhora da Piedade, em Botafogo, onde compareceram numerosas pessoas relacionadas com as famílias dos nubentes, servindo de padrinhos na cerimônia religiosa, da noiva o comandante Joaquim Costa e sua esposa, senhora Laura Margarida de Queiroz Costa e do noivo o Sr. Fabio Carneiro de Mendonça, representado pelo Sr. José Joaquim Carneiro de Mendonça e a senhora Gilda Carneiro de Mendonça. No ato civil serviram de padrinhos da noiva o Sr. Austregésilo de Athayde e sua esposa, senhora Maria José Austregésilo de Athayde e do noivo o Sr. Henrique Carneiro de Mendonça e sua esposa, a senhora Nair Carneiro de Mendonça. A noite o casal Carneiro de Mendonça ofereceu em sua residência uma recepção às pessoas amigas. A foto abaixo foi tomada no momento da cerimônia religiosa.

- Em 14 nov 1945 [Correio da Manhã] Auxiliares de instrução - Foram designados os segundos tenentes da reserva convocados, entre outros, João Scott Bueno, para exercerem as funções de auxiliares de instrução dos alunos do CPOR da Aeronáutica matriculados na Escola de Aviação Naval da US Navy em Corpus Christi, TX, Estados Unidos.

- Em carta de jul 1946 (Barbara Heliodora) Na semana que vem o Scott acaba a instrução de Beechcfraft no esquadrão onde está agora... Foi o piloto com maior número de horas de voo em junho de 1946 - 72 horas - os americanos o apelidaram de 200-hour Scottie.  

- Em 19 ago 1946, Do Diretor Geral do Pessoal Brigadeiro do Ar Ivo Borges, ao Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, Remessa de Relação dos Segundos Tenentes Aviadores da Reserva Convocada que realizaram missões de guerra (no caso voo de patrulhamento da costa brasileira, durante a 2ª Grande Guerra Mundial): João Scott Bueno - 49 missões. 

- Em carta de 5 out 1946 [de Corpus Christi, TX, USA para Anna Amelia e Marcos Carneiro de Mendonca] I am quite sure now that we will be coming home not latter than the middle of March next year

- Em 23 fev 1947 - 2º Tenente, João Scott Bueno, Aviador. Data da última promoção: 20 nov 1944.

- Jul 1947 João Scott Bueno, 2º Tenente Aviador da Reserva, data da última promoção: 3 fev 1944, 20 nov 1944 - Certificado do curso para Aviadores Navais  da Marinha dos EEUU 27 nov 1943 Corpus Christi, TX e Certificado de Voo por instrumentos para pilotos da Marinha dos EEUU, Corpus Christi, EEUU.  

- Em 30 out 1947, ficha de informações do aspirante oficial aviador da Reserva Convocada: 

- Caráter: Atitudes claras e definidas. Encara com desassombro qualquer situação imprevista. Lealdade. 

- Capacidade de ação: Coragem física e moral. Firmeza e vigor na realização dos seus atos. Muito trabalhador. 

- Inteligência: Possui clareza em interpretar as ordens de serviço. Apreende rápida e claramente as situações. 

- Cultura profissional e geral: Boa cultura profissional e geral. Muito bom curso nos EUA. 

- Espírito militar e conduta civil e militar: Respeito aos seus superiores. Muito pontual e discreto. Dedicado ao serviço. Espírito de camaradagem, urbanidade e cavalheirismo.

- Capacidade física: Apto em inspeção de saúde.

- Em 1947 recebeu a medalha da Cruz da Aviação, fita B, distinguindo Oficiais-Aviadores que realizarem missões de patrulhamento contra submarinos no litoral brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.

- Por volta de 1947 e 1948 Scott, Heliodora e Priscilla passaram uma temporada na Fazenda Marzagão, Esperança, MG, de onde voltaram no final de 1948.

- Em 13 nov 1947 em Sala das Sessões da Junta Especial de Inspeção de Saúde da DSS - João Scott Bueno, 26 anos, natural de Minas Gerais, porto: 2º Tenente Aviador da Reserva Licenciado. Apto para o fim a que se destina - Inspecionado para efeito de promoção. 

- Em 6 jan 1948, Ficha de Informação de João Scott Bueno, 2º Tenente Aviador da Reserva da 2a Classe Licenciado: (1)  Conduta civil e militar: irrepreensível (Desde o seu licenciamento nada consta que venha a modificar o anterior juízo); (2) Vocação Profissional: comprovada; (3) Conceito: deve ser promovido. Assinado: Brigadeiro Ivo Borges.

- Certidão de tempo de serviço militar como 2 Tenente Aviador da Reserva de 2ª Classe da Aeronáutica, foi matriculado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica em 4 dez 1942 e licenciado pela Portaria n. 22 de 23 jan 1947 e desligado em 28 mar 1947 com tempo total de serviço de 4 anos, 3 meses e 25 dias de efetivo serviço militar.

- Em 1948 - 2º Tenente-Aviador João Scott Bueno - recebeu a Medalha da Campanha do Atlântico Sul, distinguindo militares da ativa e da reserva e civis que prestaram serviços relacionados com a ação da Força Aérea Brasileira no Atlântico Sul no preparo e desempenho de missões especiais confiadas pelo Governo e executadas no período de 1942 a 1945.  Uma das condições essenciais para o agraciado receber essa medalha é ter cooperado na vigilância do litoral, no transporte aéreo de pessoal e material necessário ao sucesso da campanha, nos serviços relativos à segurança de voo e à eficiência das operações dos aviões comerciais e militares.

- Em 11 set 1948 [A Noite] Oficiais da Reserva chamados à Aeronáutica: Estão sendo chamados à 2ª Seção da 4ª Divisão da Diretoria do Pessoal da Aeronáutica, à av. General Justo, anexo ao Hangar n. 3 do aeroporto Santos Dumont, nos dias úteis das 13 às 17 horas, os seguintes oficiais da reserva licenciados: entre outros, João Scott Bueno

- Em 1949 reingressou na Panair do Brasil.

- Em 27 de setembro de 1951 regressou ao Rio de Janeiro da primeira viagem de Constellation da Panair do Brasil, Rio de Janeiro x São Luiz x Rio de Janeiro.

- Em carta de 18 out 1951 - Primeira travessia do oceano Atlântico. 

- Em 6 nov 1951 [Correio da Manhã] Diretoria de Aeronáutica Civil, despachos do diretor geral: O Brigadeiro Henrique Dyott Fontenelle, Diretor Geral do DAC (Departamento de Aviação Civil) nos processos e requerimentos abaixo deu o seguinte despacho: n. 7.858-51 João Scott Bueno, cartas de piloto mercante, mecânico e licença de aeromoço, deferido.

- Em certidão de 8 jun 1959 - Em cumprimento ao despacho exarado em 26 de janeiro de 1959, pelo Excelentíssimo Senhor Diretor Geral do Pessoal da Aeronáutica, publicado no Boletim desta Diretoria n. 18 de 28 de janeiro de 1959, no requerimento em que o 2º Tenente Aviador da Reserva de 2ª Classe da Aeronáutica - João Scott Bueno, solicita certidão de tempo de serviço militar, para fins de averbação nos termos da Lei n. 3501 de 21 de dezembro de 1958, Certifico de acordo com os seus assentamentos arquivados nesta Diretoria que: João Scott Bueno, filho de José Silvado Bueno e de Maud Smith Bueno, natural do Estado de Minas Gerais, da classe de 1921, foi Matriculado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica em 4 de dezembro de 1942, Licenciado pela Portaria n. 22 de 23 de janeiro de 1947 sendo Desligado em 28 de março de 1947, Tempo Total de Serviço: Quatro (04) anos, três (03) meses e vinte e cinco (25) dias de efetivo serviço militar. E como nada mais consta sobre o solicitado, eu Raimundo de Matos Leite, Terceiro Sargento do Quadro de Escreventes da Aeronáutica, após datilografar a presente certidão, a submeti a consideração do Chefe da Segunda Subdivisão para verificação da veracidade dos dados nela contidos que, achados conforme, vai subscrita por Adhemar Lyrio - Coronel Aviador, Chefe da Segunda Divisão, desta Diretoria, Distrito Federal 8 de junho de 1959.

- Em 24 set 1959 [Diário da Noite] - Completou 10.000 horas de voo entre Paris e Lisboa: O Comte. João Scott Bueno da Panair do Brasil acaba de completar dez mil horas de voo, expressiva marca na sua carreira profissional. Esse total foi atingido quando o DC-7C de cuja tripulação fazia parte o Comte. Scott, voava entre Paris e Lisboa com destino ao Rio de Janeiro. Foi em 1940 que o Comte. Scott iniciou sua carreira na aviação como aprendiz de gerente de aeroporto.  Depois em 1942 foi contemplado mediante concurso com uma bolsa de estudos de Aviação Comercial instituída pela Rockfeller Foundation para estudantes latino americanos. Naquele mesmo ano, em consequência da guerra, foi o Comte. Scott convocado para o serviço ativo da FAB (Força Aérea Brasileira) e sua bolsa transferida para a base aeronaval de Corpus Christi no Texas, USA., onde tirou o curso e foi brevetado como piloto naval. Fez ele assim, parte do primeiro grupo de alunos brasileiros a tirar curso militar nos Estados Unidos durante a guerra. Terminado o curso com brilhantismo, o Comte. Scott regressou ao Brasil e serviu como comandante do avião de patrulha na 2ª e 3ª zonas aéreas onde realizou mais de cem missões.  

Recebeu a Cruz da Aviação, fita B, como reconhecimento de seus esforços e competência com que se desempenhou das missões que lhe foram confiadas no decorrer das hostilidades. Terminada a guerra, voltou à base aeronaval de Corpus Christi e lá serviu como instrutor.  Em 1949 reingressou na Panair onde iniciando como piloto aprendiz de DC-3 galgou todos os postos estando atualmente voando nos DC-7C como 1º oficial.  Já realizou mais de 150 travessias do Atlântico Sul e pilotando as aeronaves da companhia, já percorreu todas as suas linhas que se espalham pela América do Sul, Europa e Oriente Próximo. No decorrer de suas viagens teve ele oportunidade de transportar numerosas personalidades entre as quais o presidente do Líbano, Sr. Camille Chamoun, de Beirute a Lisboa quando o chefe do governo daquele país, veio em visita oficial ao Brasil. Em reconhecimento o presidente Camille Chamoun agraciou o Comte. Scott com a comenda de Cavaleiro da Ordem do Cedro.

- Em carta de 8 fev 2006 Port St Joe, FL, USA [de Janet Bueno Tuthill para Priscilla Scott Bueno] 

(...) Tenho pensado em você porque o diploma de seu pai com a conclusão do curso em Corpus Christi está comigo (quando você era bebê). Vou levar de volta para você. Muitos beijos e saudades, tia Janet

Anexos


João Scott Bueno

Documentação relativa ao patrulhamento da costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial - Cendoc

Álbuns







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