Árvore genealógica de Laura Constância Austregésilo de Athayde


avós
paternos
José Feliciano Augusto de Athayde + Constância Adelaide Austregésilo
PAI
Belarmino Maria Austregésilo de Athayde (Athayde)
25-09-1898 - Caruaru (PE) (Brasil)
 †  13-09-1993 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
José Joaquim de Queiroz Junior + Laura Palhares Machado
MÃE
Maria José de Queiroz (Jujuca)
15-11-1911 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  06-11-1984 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

IRMÃO(s)
Laura Constância Austregésilo de Athayde
1934

Laura Constância Austregésilo de Athayde
(Laura Sandroni - Piba)
1934 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 
CÔNJUGE(s)
Cícero Augusto Ribeiro Sandroni
cc em 10-01-1958
1935 - São Paulo (SP) (Brasil)

FILHO(s) de Laura Constância Austregésilo de Athayde e Cícero Augusto Ribeiro Sandroni
Carlos Sandroni
1958 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Clara Sandroni
1960 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Eduardo Sandroni
1961 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
m- Pedro Ecard Sandroni
Luciana Sandroni
1962 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Paula Sandroni
1970 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Cursou jornalismo na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e formou-se em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O interesse da escritora carioca pela literatura destinada a crianças e jovens surgiu ao participar do grupo que, em 1968, organizou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) - entidade pioneira no Brasil no estudo e promoção dos livros para crianças e jovens. Primeira diretora executiva desta fundação, foi reeleita para o cargo durante dezesseis anos. Em seguida trabalhou durante onze anos na Fundação Roberto Marinho, criando seu núcleo de estímulo à leitura, hoje extinto. Integra, desde 1996, o Conselho Diretor da FNLIJ. É colaboradora do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, desde 1975, resenhando livros destinados a crianças e jovens. Coordenou os projetos de incentivo à leitura Ciranda de Livros, Viagem da Leitura, Nossa Biblioteca e Quem Lê Jornal Sabe Mais. É autora de ensaios publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior. Dirige a coleção Novas Seletas, na qual foram revisitados, até o momento, oito grandes clássicos nacionais. Faz parte do Conselho Curador da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, participa de seminários e congressos no Brasil e no exterior, e se tornou Membro Honorário de IBBY, honraria conferida pela primeira vez a um latino-americano.

Publicações (entre outros)
- Ao longo do caminho, Ed Moderna, 2003
- Austregésilo de Athayde: o século de um liberal, com Cícero Sandroni, Singular Digital, 1998
- De Lobato a Bojunga - as reinações renovadas, Ed Agir, 1987
- A criança e o livro - guia prático de estímulo à leitura (org. com Luiz Raul Machado), Ed Ática, 1986
- Bibliografia analítica da literatura infantil e juvenil, Ed Aberto, 1985

No âmbito musical, a partir do ano 2000, participou do grupo constituído exclusivamente de cantores amadores, atuantes e reconhecidos em suas profissões liberais, os Cantores no Chuveiro, que fizeram diversos shows e gravaram CD. 

Componentes do grupo, em nota do site da ABL:

Clara Redig - Arquiteta. Gravou os CDs "Clara Redig", com música popular brasileira de diversos autores; "Encontro Feminino" com músicas brasileiras, americanas e sulamericanas feitas para serem interpretadas por mulheres; e "Luz", com composições de Francis Hime.

Fernando Rocha - Psicanalista, gravou os CDs "Cartola por Fernando Rocha", "Palavra Nordestina", "Nordeste ao vivo no Mistura Fina". "Um brasileiro em Paris" e prepara atualmente "Vamos chamar o vento", com repertório de Dorival Caymmi.

Laura Sandroni - Escritora, mestre em literatura brasileira e crítica em literatura infantil. Mãe da cantora Clara Sandroni, do violonista Carlos Sandroni e do diretor Dudu Sandroni.

Octavio Brandão - Engenheiro e empresário construtor. Violonista clássico. Foi membro do Grupo Vox Populi (1969-70), com quem gravou dois LPs e dois compactos, e do Quarteto Forma (1970-72), com um LP gravado.

Paulo Cesar Lopes - Engenheiro. Participou, no final da década de 70, de Festivais de Música em Volta Redonda, Bom Jesus do Itabapoana e Muriaé, como compositor e cantor. Fez parte, de 2004 a 2008, como intérprete, do Grupo Contraponto. Pratica violão como autodidata desde adolescente.

Zezé Samper - Comunicóloga, mestre em Comunicação e especialista em Educação em Saúde. Viveu em alguns países africanos, onde atuou como consultora de organismo internacional. Trabalha em saúde pública. 

Links externos


Anna Amelia e Laura Constância

descrição: 2022 - Poema

Álbuns



Família - Sandroni



11 fotografias.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno