Árvore genealógica de Sara Avila Oliveira


avós
paternos
- + -
PAI
José Avila Oliveira
ca 25-11-1880 - Florália, Santa Bárbara (MG) (Brasil)
avós
maternos
- + -
MÃE
Ana Magalhães
1896

IRMÃO(s)
Sara Avila Oliveira
1932

Sara Avila Oliveira
31-12-1932 - Nova Lima (MG) (Brasil)
 † 13-11-2013 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
(idade: 81 anos)
 
CÔNJUGE(s)


   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Pintora, desenhista e diretora do Centro Cultural e do Ateliê Livre de Arte em Nova Lima. Foi professora de desenho e criatividade da Escola Guignard, em Belo Horizonte, onde exerceu o cargo de diretora entre 1996-1999. Foi aluna de Guignard e Franz Weissmann, tendo estudado também com Anna Letycia, Misabel Pedrosa e João Quaglia. Desde a década de 60 é integrante do Movimento Internacional Phases com sede em Paris. Sara ávila foi presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Sociedade Amigas da Cultura em Belo Horizonte. Artista premiada em várias ocasiões, recebeu o Grande Prêmio Nacional no Salão Inconfidência por Mérito Artístico do Governo do Estado de Minas Gerais (1971), além de premiações nos seguintes salões: IX, X, XII, XXII SMBA, BH (1954/55/57/67); IV e V Salão Universitário de Arte (1954-55); II SAC, Campinas, SP (1966); I SNAP, Vitória (1966); I Salão de Ouro Preto, MG (1967); II Exposição da Jovem Arte Contemporânea, MAC/USP (1968); Salão das Olimpíadas do Exército, Palácio das Artes (1971); Troféu Reflexos, Os Melhores de 1979 oferecido pelos Diários Associados, BH (1976). A artista foi Destaque das Artes de BH em 1970 e seus trabalhos estiveram presentes na IX e XII edições da BISP (1967-76) e XXI Prix International D'Art Contemporain de Monte Carlo realizado pela Fondation Prince Pierre, Mônaco (1987). Sara ávila integrou, ainda, importantes salões e mostras coletivas, entre eles: III Salão Universitário de Arte da UEE, BH (1953); Guignard e seus Alunos, Galeria do ICBEU, BH (1954); Artistas Mineiros, Belém (1955); Salão de Arte do Paraná, Curitiba (1961); Salão de Recife (1961); Desenhistas Mineiros, Galeria do ICBEU, BH (1962); Artistas Brasileiros Contemporâneos, Lagos, Nigéria (1963); Mostra de Artistas Mineiros, Galeria Atrium, SP (1964); Salão de Arte Moderna, Brasília (1964); Salão Paulista de Arte Moderna, SP (1964); Salão de Arte Contemporânea, Campinas (1965-66); Artistas Mineiros, Brasília e Porto Alegre (1965); I e II Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia, Salvador (1966-68); Grupo Austral do Movimento Phases, MAC/USP (1967); Três Aspectos do Desenho Brasileiro Contemporâneo, itinerante: países da América Latina (1968); 28 Artistas das Novas Minas, Palácio das Artes, BH (1968); Une Internationale Revolutionnaire de L'Art Contemporain, Lille, França (1968); Salão da Cultura Francesa, BH (1969); I Salão Nacional de Artes Plásticas de Belo Horizonte, MAP (1969); Bienal Nacional de Artes Plásticas, SP (1970/72/76); 50 Anos de Arte Brasileira, MAM-RJ (1971); II Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM-SP (1971); Grupo Phases, Musée de Ponchettes, Nice, França (1972); Arte/Brasil/Hoje: 50 Anos Depois, Galeria Collectio, SP (1972); Geração Guignard (1943-72), Palácio das Artes, BH (1972); Artists from Minas Gerais, Brazilian American Cultural Institute, Washington (1972); Universal Art, Galeria Nueva Figurazzione, Roma (1975); Circo nas Artes, Paço das Artes, SP (1978); V Salon D'Art Contemporain Usinor Denaim, França (1978); VI Salão Global de Inverno, Palácio das Artes, BH (1979); Expo 81, Pittsburg, EUA (1981); The Baroque Art of Minas, Nova York (1981); Projeção do Barroco na Arte Mineira Atual, itinerante (1981-82); Surrealismo e Pintura Fantástica, Lisboa (1984); Minas: Um Lance de Dado, 20 Artistas Mineiros, Palácio das Artes, BH (1985); Grupo Phases, Galérie Saint Anne Montluçon, França (1987); Grupo Phases, Musée des Beaux-Arts, Le Havre, França (1988); Grande Retrospectiva dos Grupos Cobra e Phases, Museu de Belas Artes André Mauraux, Le Havre, França (1988); A Magia da Arte, Centro Cultural Nansen Araújo, BH (1991); Arqueologia do Futuro e Natureza em Construção, Palácio das Artes, BH (1992); ícones da Utopia, Palácio das Artes, BH (1992); Cecília Meirelles: Visão Mineira, Palácio das Artes/ BH, Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas/Juiz de Fora, Centro Cultural Cândido Mendes/RJ, Campus Universitário da UFES/Vitória e Museu da Inconfidência/Ouro Preto (1992/93/94); Grupo Phases, Galérie Lumiére de Jour e Lumiére Noir, Montreal (1992); O Retrato de um Século, Núcleo de Informática e Cultura do Itaú Cultural, BH (1993); Bienal Brasil Século XX, Fundação Bienal São Paulo (1994); Minas Além das Gerais, RJ e Brasília (1995); Consolidação da Modernidade em Belo Horizonte, MAP, BH (1996); Mulheres no Acervo do MAC/USP, Pavilhão da Bienal de São Paulo (1996); Professores da Escola Guignard, Galeria da Escola Guignard, BH (1997); Visão da Atualidade, Espaço Cultural Ponteio, BH (1997); Artistas Mineiros, Museu Casa Guignard, Ouro Preto (1997); Alunos de Guignard, Museu Nacional de Belas Artes, RJ e Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, Contagem (1997); Improviso para Guignard, Espaço Bamerindus Seguros, BH e Museu Casa Guignard, Ouro Preto (1997); Arte, Luz e Energia, Espaço Cultural da CEMIG, BH (1997); A Cidade e o Artista: Dois Centenários, BDMG Cultural, BH e Casa de Minas, SP (1997); Mostra Coletiva, Espaço Cultural Ponteio evento que integrou o Fórum das Américas, BH (1997); Grande Ciclo das Pequenas Coisas, realizada no Palácio das Artes, Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira e Museu de Arte Contemporânea de Florianópolis, SC (1998/99); Segredo de Estado, Palácio das Artes, BH (1998); Quatro Décadas de Desenho Mineiro, Galeria da Telemar, BH (1998); O Brasil do Próximo Milênio: Arte em Minas, Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, Juiz de Fora (2000); Ouviramdú, Galeria da Escola Guignard, BH (2000); Segredo de Estado, Espaço Cultural da CEMIG, BH (2000); Surrealismo e Contemporâneidade, MAC/USP (2000) e Artistas Mineiros na Galeria 57- Arte Contemporânea, realizada em Leiria, Portugal (2000). A artista realizou as seguintes mostras individuais: Automóvel Clube de Minas Gerais, BH (1962); Galeria Grupiara, BH (1964); Galeria Guignard, BH (1973); Brazilian American Cultural Center Gallery, Nova York (1978); Fuma, BH (1980); Sala Especial no MAM-RJ e MASP (1981); Sala Especial na Exposição Arte Mineira em Destaque e na mostra 10 Artistas Mineiros, Palácio das Artes, BH (1981); Galeria Rodrigo M. F. Andrade, Funarte, RJ (1983); Palácio das Artes (1983); Museu Mineiro, BH (1988); Fernando Pedro Escritório de Arte, BH (1992); Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira, MG (1995); Trajetória de uma artista, Centro Cultural Johan Dousi, Nova Lima (1997); Noturnos para Belo Horizonte, Casa de Cultura Professor Wilson Chaves, Nova Lima (2000). Em 1997, seu trabalho foi escolhido pela comissão especial da ECT, em Brasília, para ser o Selo do Centenário comemorativo dos 100 anos de Belo Horizonte. Em 1998, criou um painel para a inauguração das novas instalações da Câmara Municipal de Nova Lima e o grande mural Noturno para Belo Horizonte que integrou o Projeto Mural apresentado no Espaço Unibanco Belas Artes e Galeria da Escola Guignard em Belo Horizonte. Foi curadora da mostra itinerante A Cidade e o Artista: dois Centenários, realizada no BDMG Cultural, em Belo Horizonte e na Casa de Minas, em São Paulo. Possui obras nos acervos: MAP, Centro Cultural UFMG, Aeroporto de Confins, Campus UFMG; Escola Guignard, Fundação Clóvis Salgado, Pinacoteca do Palácio da Liberdade e Museu Mineiro em Belo Horizonte; MAM-SP, MAC-USP em São Paulo; MAM-Vitória; Museu Dona Beja de Araxá, MG e MAM-Florianópolis. Possui obras também nos seguintes acervos internacionais: Brazilian American Cultural Institut, Washington, EUA; Museu de Toulouse, França; Museu Nacional da Etiópia; Museu de Sköpje, Iugoslávia; Galerie des Artistes Bresiliens à la Cité Internacionale de l'Université de Paris; Banco do Brasil, Brazilian Trade Center, Brazilian Coffee Institute, Eurobrás e Consulado Brasileiro, em Londres.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno