História de José de Rezende Costa (1º do nome - Major)


ca 1800 - Araxá

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

- Abastado fazendeiro em Paracatu.

Ascendência
- np. Conselheiro José de Resende Costa (*1765 na fazenda de Campos Geraes, paróquia de Lage, município de São José del Rey, hoje Rezende Costa, MG †16 jun 1841 Rio de Janeiro, RJ). Ainda muito jovem já cursava os estudos superiores na Universidade de Coimbra, quando começou em Minas a Inconfidência Mineira, movimento no qual se envolveu, junto com seu pai, sendo ambos condenados à morte e tendo sua pena comutada por degredo por 10 anos, na ilha de São Thomé de Cabo Verde, na Africa. Em Cabo Verde serviu como ajudante da secretaria do governo, na escrituração de contratos, secretário do governo, escrivão da provedoria da real fazenda e encarregado do comando da praça da vila da Praia, como capitão-mor do forte de Santo Antonio, até 1803. Transferido para Lisboa, serviu a partir de 1804 como escriturário do Real Herário e da casa e estado das senhoras rainhas de Portugal, até 1809 quando voltou para o Brasil, nomeado administrador da Fábrica de Lapidação de Diamantes e contador geral e escrivão da mesa do Tesouro. Quando aposentou-se em 1827, recebeu o título de Conselheiro. Foi deputado às cortes portuguesas e à constituinte brasileira e também na primeira legislatura pela provincia de Minas Gerais. Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, comendador da ordem de Cristo e cavaleiro da ordem do Cruzeiro.
- bpp. Capitão José de Resende Costa (*1730 no território da então capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, freguesia de Prados, São João del Rey, MG †1802). Foi batizado conforme o seguinte assento: "Em os treze dias do mez de Junho de mil setecentos e trinta annos, Nesta Matriz dos Prados Batisey e puz oleos a Joseph, filho de João de Rezende, e de sua mulher Elenna Maria. Forão Padrinhos Miguel da Costa Pereyra, e Julia Maria mulher de Diogo Garcia, e para constar fiz este assento, dia, mez e anno ut supra o vigário Nicoláu Tavares." Adquiriu a fazenda Campos Geraes, na paroquia de Lage, também no município de São João del Rey. Foi capitão de auxiliares e lavrador muito respeitado por seus costumes e carater. Nomeado contador em 1784 exerceu este ofício até 1789. Tomou parte da Inconfidência Mineira tendo sido condenado "a que com baraço e pregão fosse conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nella moresse morte natural para sempre". D. Maria I comutou sua pena para degredo de 10 anos em Bissao na Africa; cc. Ana Alves Pretto (* Açores, Portugal).
- tpp. João de Resende Costa (*Ilha Faial, Açores †8 mar 1758 Prados, MG) c. 30 out 1726 Prados, MG c. Helena Maria Nunes Gonçalves, terceira das 3 ilhoas (*Freguesia Nossa Senhora das Angustias, Vila da Horta, Ilha do Faial, Açores †29 mar 1772, Prados, MG).

- Este casal teve, entre outros, duas filhas e um filho ligados aos Carneiro de Mendonça:
(1) Josepha Maria de Resende Costa: seu 4n. Alvimar Carneiro de Rezende, cc. Josepha de Rezende Costa; seu 4n. João Carneiro de Rezende cc. Maria Josephina Correa da Costa; seu 4n. Francisco José Peixoto de Resende cc. Helena Carneiro de Mendonça e sua 4n. Antonia de Rezende cc. João Paulo de Mello Barreto.
(2) Capitão José de Rezende Costa: seu b. Major José de Rezende Costa cc. Josefa Emilia Carneiro de Mendonça; e
(3) Maria Helena de Jesus: cuja 4n. Nair Monteiro da Silva, cc. Mauro Roquette-Pinto.
- por seu t. João de Resende Costa, 4n. Manoel Resende cc. Anna Costa (*Ilha Santa Maria, Açores).
- por sua t. Helena Maria Nunes Gonçalves, 4n. Manoel Gonçalves Correa cc. Maria Nunes (*24 apr 1667).
Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno