História de Francisco Garcia Adjuto Filho (2º do nome - Capitão)


1829

   NOTAS


Livro: Os Carneiro de Mendonça

Ascendência

- seu pai, Francisco Garcia Adjuto era bacharel em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra. Em 1809, aos 22 anos, residia no Campo de Santa Clara, Lisboa. Não se sabe a data exata de sua vinda para o Brasil, mas, em 13 maio 1821, foi nomeado Ouvidor geral de Vila Rica (Ouro Preto) permanecendo no cargo até 1826. Em 12 out 1826 foi nomeado Ouvidor da Vila de Paracatu do Príncipe, tomando posse no início de 1827. Foi o quarto e último ouvidor da Comarca, pois o cargo foi extinto em 1831, com a reforma do poder judiciário e a criação dos cargos de Juízes de Direito. Foi nomeado pela Câmara Municipal de Paracatu, Juiz de Direito substituto em 1839, cargo que ocupou até 1842.  Com o surgimento da Revolta Liberal em Minas Gerais, os adeptos do Partido Liberal, em maioria na Câmara Municipal de Paracatu, o confirmaram no cargo de Juiz de Direito interino da Comarca.  A partir daí, com a derrota dos Liberais, e o seu consequente afastamento do cargo, não se obteve mais informações sobre o velho Ouvidor.

- np. Francisco Garcia (*Reino da Galiza, Espanha) cc. Anna do Carmo (*Lisboa, Portugal).

- bpp. Francisco Garcia cc. Maria Delfina (ambos *Reino da Galiza, Espanha).

- bpm. Francisco Vitorino ... (*Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, Portugal) cc. Germana Rosa (*Lisboa, Portugal).

- nm. Tenente Inácio de Oliveira Campos (†6 Ago 1844 Paracatu, MG ) cc. Barbara Umbelina de Sá e Castro (*Ouro Preto, MG)

- bmp. Inácio de Oliveira Campos (*1744 Manga, Bispado de Pernambuco †6 maio 1804 Pompéu, MG) cc. Joaquina Bernarda Silva de Abreu Castelo Branco, Dona Joaquina do Pompéu (*20 ago 1752 Mariana, MG †7 dez 1824 Pompéu, MG) 

- tmp. Inácio de Oliveira (*na cidade da Bahia) cc. Ana de Campos Monteiro.

- tpm. Padre Jorge de Abreu Castelo Branco (*1712/1713 Viseu, Portugal  †Santa Rita Durão, MG)  c. 20 fev 1748 em Santo Antonio do Bacalhau, Guarapiranga, MG c. Jacinta Teresa de Jesus (*Ilha do Faial, Açores †23 mar 1762 Mariana, MG).

- por seu t. Padre Jorge de Abreu Castelo Branco, 4n. de José Rabelo Castelo Branco cc. Isabel Maria Guedes Pinto, (ambos *Viseu, Portugal). Quando jovem, Jorge de Abreu Castelo Branco pretendeu ordenar-se e chegou a fazer o curso canônico e tomar ordens menores no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1735. Advogado em Mariana. Formado em ciências jurídicas e sociais. Depois de viuvo concluiu o curso canônico (18 ou 24 set 1762) e ordenando-se padre foi vigário em Pitangui.

- por sua b. Jacinta Teresa, 4n. de Gaspar José da Silva Sobral (*São João Batista Sernancelha Portugal) cc. Bernarda Maria da Conceição (*Nossa Senhora da Anunciação de Mértola, Portugal).

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno