Árvore genealógica de Roberto Mario Ferraz Dantas


avós
paternos
José Dantas + Lydia de Rezende Costa
PAI
Justo de Rezende Dantas
02-03-1901 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
 †  1968 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
Adalberto Dias Ferraz da Luz + Mathilde Bressane Lopes
MÃE
Mathilde Lopes Ferraz Filha
17-01-1900 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
 †  10-05-1985 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)

IRMÃO(s)
Roberto Mario Ferraz Dantas
1924

Roberto Mario Ferraz Dantas
30-04-1924 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
 † 31-10-2008 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
(idade: 84 anos)
 
CÔNJUGE(s)
Terezinha do Menino Jesus Fernandes
22-08-1927 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)
 †  08-01-2018 - Belo Horizonte (MG) (Brasil)

FILHO(s) de Roberto Mario Ferraz Dantas e Terezinha do Menino Jesus Fernandes

   NOTAS


- Auditor-fiscal da Receita Federal, Ministério da Fazenda em Belo Horizonte. Durante 4 anos chefiou a delegacia do mesmo órgão em Curvelo, MG.

- 5 de setembro de 1948 - Gazeta de Paraopeba - Noivados: Recebemos a comunicação do contrato de casamento da gentil srta. Teresinha Fernandes, dileta filha do nosso velho amigo Sebastião Otavio Fernandes, do comércio de Belo Horizonte e de sua esposa d. Benedita Dias Fernandes, com o sr. Roberto Mario filho do Sr. Justo de Rezende Dantas e de d. Matilde Ferraz Filha, de Belo Horizonte.

- Casaram-se em Belo Horizonte, MG em 2 de outubro de 1951 

Álbuns



Ferraz Dantas - Nova Capital

Fotografias e informações do acervo da Comissão Construtora da Nova Capital de Minas, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Arquivo Público Mineiro, Museu Histórico Abílio Barreto.
Decreto nº 1088 de 29 de dezembro de 1897 criando a Prefeitura da Cidade de Minas, quando Adalberto Dias Ferraz da Luz tomou posse da Administração da cidade até 14 de abril de 1899.

8 fotografias.

Ferraz Dantas - Palacete Dantas

Praça da Liberdade, 317 - Funcionários - Belo Horizonte, MG

Elegante casarão no estilo neoclássico, o Palacete Dantas fica na avenida lateral da praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e abriga atualmente as instalações da Secretaria de Estado de Cultura.
Construído em 1915, o prédio tem como vizinhos ilustres o Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, e a sede da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Palácio Cristo Rei, integrando-se ao desenho da praça, que começou a ser executado quando Belo Horizonte se tornou capital de Minas Gerais, em 1897.
De autoria de Luiz Olivieri, o projeto se distingue das demais construções residenciais de sua época por ser resultado de iniciativa particular do mesmo tamanho e estilo dos prédios públicos da praça da Liberdade. Destinado a abrigar a família do engenheiro José Dantas, foi planejado com generosidade de espaços e requinte ornamental, como os elementos importados (escadaria em ferro trabalhada, procedente da Bélgica, e lustre de cristal da Boêmia) e os elementos regionais (parquet do piso e o rodapé da sala de visitas). O mobiliário tem inspiração francesa. Os tetos da sala de visitas e de jantar, feitos em imbuia trabalhada, foram executados pelo marceneiro Gabriel Antônio Galante.

7 fotografias.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno