Livro: Os Carneiro de Mendonça
- Em jul 1902 [Rua do Ouvidor] - Completa mais um ano de existência no dia 19 do corrente, o conhecido banqueiro brasileiro exmo. sr. Conde de Figueiredo.
Para solenisar tão festiva data, a exma sra. Condessa de Figueiredo abrirá os salões da sua suntuosa residência para um bal blanc que oferecerá ao seu estimado esposo.
Deve estar feérico nesse dia o magnífico palacete da rua da Constituição em que residem os felizes esposos.
- Em 26 jan 1917 [Lanterna] Morre, em Paris, o conde de Figueiredo
Paris, 26 (Lanterna) Morreu ontem às 9 horas da noite o sr. conde de Figueiredo.
O conde de Figueiredo foi durante longos anos uma das figuras de maior realce no meio banqueiro.
No tempo do encilhamento, tomou parte na organização de grande número de bancos e empresas que então se formaram.
Passado este período de fausto ilusório, o sr. conde de Figueiredo adquiriu notável proeminência no mercado da Bolsa, onde se tornou famoso pela segurança do seu golpe de vista.
Há alguns anos retirou-se dos negócios e transportou a sua residência para Paris onde adquiriu em pouco tempo um círculo precioso de altas relações.
O conde de Figueiredo deixa do seu primeiro matrimônio os seguintes filhos: José Carlos de Figueiredo casado com a sra. Heloisa de Godoy; dr. Carlos de Figueiredo casado com a sra. Gabriella Rocha; sra. Elvira de Figueiredo casada com o Sr. Eugênio Gudin; sra. Ernestina de Figueiredo casada com o sr. Domingos Braga; sra. Celina de Figueiredo casada com o sr. dr. Luiz Felippe de Souza Leão. Deixa viúva e dois filhos menores, Maria e Affonso.
Completou o curso de humanas aos 13 anos de idade e começou a trabalhar no estabelecimento comércial de seu pai, passando a gerenciá-lo aos 18 anos.
Em 1879,seu tino administrativo era conhecido, passando a ser presidente da Companhia Nacional de Paquetes a Vapor.
Auxiliou no combate aos efeitos da seca no Ceará, por isso recebendo o título de Visconde de Figueiredo.
Notavel banqueiro, economista e financeiro, foi Director do Banco do Brasil, e fundador de diversos estabelecimentos bancarios. Por sua prosperidade econômica era apelidado de "o outro Maua"
Socio bemfeitor do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, era grande do Imperio, Official da I. Ordem da Rosa e Commendador da N. S. da Conceição de Villa Viçosa. Foi fundador do Banco Internacional do Brazil, fundado em 1886 no Rio de Janeiro e do Banco Nacional do Brazil, fundado no Rio em 1889.
- Clique aqui para outras informações em www.parentesco.com.br