Árvore genealógica de José Bina Machado


avós
paternos
João Pereira Machado + Iria Vilhena Loureiro
PAI
Antonio José Pereira Machado (3º do nome - Antônio Vilhena Machado)
03-06-1863 - Porto Alegre (RS) (Brasil)
 †  1941
avós
maternos
José Bina + Francisca Pereira
MÃE
Maria da Anunciação Bina
1872 - Bagé (RS) (Brasil)
 †  1955

IRMÃO(s)
José Bina Machado
1896

José Bina Machado
(General de Divisão)
14-12-1896 - Porto Alegre (RS) (Brasil)
 † 07-08-1964 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
(idade: 68 anos)
 
CÔNJUGE(s)

FILHO(s) de José Bina Machado e Florinda Kohler

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Com descendência (5 filhos).
- Militar brasileiro, chegou a General de Divisão. Graduado da turma de 1950 da Escola Superior de Guerra. Foi o primeiro Adido Militar brasileiro nos USA, subchefe do EMFAS, comandante da 7a. Região Militar no Recife, Chefe de Gabinete do Ministro da Guerra Marechal Eurico Gaspar Dutra, e chefe do Gabinete Militar do governo Café Filho (14 maio a 15 out 1955).
- Colégio La Salle Abel, prêmio Perseverança foi instituído na década de 40 no Rio Grande do Sul, como parte das comemorações dos 40 anos de presença lassalista no país. Para a criação do prêmio, os Irmãos se inspiraram no primeiro aluno lassalista do Brasil, o gaúcho José Bina Machado que, por sua perseverança, chegou a Marechal. A premiação foi implantada no Abel em 1960, com a participação do próprio Bina Machado. Desde 1965, com a criação do antigo Colegial no Abel, o prêmio é exclusivo para os alunos que ingressam na 1ª série do Ensino Fundamental e perseveram até o 3º ano do Ensino Médio ganhando o nome, mais do que justo, de Perseverança.
Os Irmãos Lassalistas chegaram ao Brasil há 104 anos. Entraram por Porto Alegre, berço da Rede La Salle em nosso país, lá iniciando um trabalho educacional ainda tímido. Começaram pequeno mas, pensando grande, evoluíram rápido e em pouco mais de um século, a Rede La Salle já tem no Brasil 33 escolas, 15 obras sociais e cinco unidades de ensino superior. E não pararam por aí, prevendo para breve a inauguração de mais três faculdades no país. E todos os lassalistas fazem fazem parte dessa história. História que rendeu excelentes frutos, como o gaúcho José Bina Machado, primeiro aluno matriculado em escola lassalista do Brasil, o Colégio São José, onde estudou de 1908 a 1913, durante todo o antigo Curso Primário. Bina Machado seguiu carreira militar, destacando-se em diversos postos, como o de Chefe de Gabinete do Governo Café Filho e o de Comandante da 7ª Região Militar do Exército, no Rio Grande do Sul. E não parou mais, chegando a Marechal. Foi no espírito perseverante de José Bina Machado que os Irmãos Lassalistas se inspiraram para criar, no Sul dos anos 40, um prêmio que retratasse a determinação dos estudantes lassalistas. Mais do que isso, que reconhecesse especialmente os alunos que concluíam o ciclo de estudos oferecido em sua escola. Com o nome de “Marechal José Bina Machado”, este prêmio foi implantado no Instituto Abel em 1960, sendo já naquele ano concedido aos cinco alunos que concluíram o Curso Ginasial na escola, em solenidade que contou com a participação do próprio Bina Machado. Em 1965, com a criação do Colegial, o prêmio passou a ser exclusivo para os alunos que ingressavam na 1ª série do Ensino Fundamental e perseveravam até o 3º ano do Ensino Médio, só que com o nome, mais do que justo, de Perseverança.
O cemitério de Pistóia ficava ao sopé das elevações dos contrafortes dos Apeninos. A população local, carinhosamente chamava-o de cemitério brasileiro de San Rocco, prestigiando as solenidades ali. O livro de visitas foi aberto pelo coronel José Bina Machado em 17 de fevereiro de 1946, então chefe de gabinete do ministro da Guerra.
Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno