Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias
- Comendador.
- Registro nascimento: freguesia da Nossa Senhora da Candelária, livro 11, fls. 423v.
- Registro de falecimento: cemitério de São Francisco de Paula (cemitério do Catumbi).
- Registro de casamento: freguesia de Nossa Senhora da Glória, livro 3, fls. 58v.
- Em 1869 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como presidente da Junta de Corretores do Tribunal do Comércio da Corte, situado na rua do Mercado 12, e como corretor juramentado, com escritório na rua do Rosário 19, fundos, e residência na rua do Catete 191.
- Em 31 dez 1869 [Diário do Rio de Janeiro] Comércio - Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1869, cotações oficiais de câmbio, ações, fretes e gêneros, assinando como presidente: Francisco de Paula Palhares.
- Em 1870 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos, com endereço na rua do Rosário 19 e residente na rua do Catete 191.
- Em 1871 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos, com endereço na rua do Rosário 19 e residente na rua do Catete 191.
- Em 1872 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residente na rua do Catete 191.
- Em 1873 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residente na rua do Catete 191.
- Em 1874 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como presidente da Junta de Corretores e como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residente na rua Bambina 5.
- Em 1876 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residente na rua do Catete 191.
- Em 1877 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor de fundos públicos, na direção geral da Associação de Seguros Mútuos, sobre vida, de escravos, contra fogo e contra o recrutamento ou conscrição [alistamento para o serviço militar], com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Lavradio 109.
- Em 1877 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Lavradio 109.
- Em 15 nov 1878 [Gazeta de Notícias] No testamento do finado chefe de esquadra reformado Francisco da Silva Lobão, foram nomeados testamenteiros em primeiro lugar: coronel Amaro Emilio da Veiga, em segundo: capitão tenente Vicente Navarro Cardoso, em terceiro: Dr. Joaquim José Palhares, em quarto: brigadeiro Manuel Estanislau de Castro Cruz e em quinto: Francisco de Paula Palhares, aos quais marcou o prazo de 2 anos para prestação de contas... Deixou os seguintes legados, entre outros: ao Exmo. Visconde de Tamandaré, em sinal de recordação e testemunho do seu reconhecimento a sua amizade, 2 apólices da Dívida Pública; ao Dr. Joaquim José Palhares, 2 ditas; a Antônio Carlos Palhares, 2 ditas; a Domingos Xavier Palhares, 2 ditas; a Joaquim José Palhares Sobrinho, 2 ditas; a Francisco de Paula Palhares, 2 ditas; a Maria Xavier, 2 ditas; a Maria da Conceição Xavier, 2 ditas; a Maria úrsula Palhares, 2 ditas; a Maria Gertrudes Palhares, 2 ditas; a Maria das Neves Palhares, 2 ditas; a Gertrudes Rita Palhares, 2 ditas; a Guilhermina Palhares, 2 ditas; a Anna Rita Xavier Palhares Machado, 2 ditas.
- Em 1879 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na praia de Botafogo.
- Em 1880 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua Farani.
- Em 25 ago 1880 [Gazeta de Notícias] Monumento ao Duque de Caxias: subscrição espontânea - Livro 25 d'Agosto: Lista dos subscritores: Joaquim José Palhares Sobrinho, 100$000; Francisco de Paula Palhares, 50$000; D. Maria das Neves Palhares, 20$000; Antônio Carlos Palhares, 20$000; Dr. Joaquim José Palhares, 50$000; Domingos Xavier Palhares, 20$000. - Este livro, 25 d'Agosto - continua à disposição das pessoas que espontaneamente quiserem subscrever, à rua do Ouvidor, 45 sobrado, escritório de Joaquim José Palhares Sobrinho, e a importância depositada no Banco do Brasil.
- Em 1881 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Marquês de Abrantes 39.
- Em 1882 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Marquês de Abrantes 39, telefone número 229.
- Em 1883 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Marquês de Abrantes 39, telefone número 229; aparece também como presidente da Associação Beneficente dos Corretores da praça do Rio de Janeiro.
- Em 1884 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor juramentado de fundos públicos, com endereço na rua do Hospício 2 sobrado e residência na rua do Marquês de Abrantes 39, telefone número 229; aparece também como presidente da Associação Beneficente dos Corretores da praça do Rio de Janeiro.
- Em 1885 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como corretor de fundos, com endereço na rua Primeiro de Março 33 e rua de São Clemente 102 e como presidente da Associação Beneficente dos Corretores da praça do Rio de Janeiro.
- Em 1895 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como Oficial da Imperial Ordem da Rosa, e Corretor de Fundos Públicos, com endereços à rua da Alfândega 5, sobrado e rua São Clemente, 171.
- Em 02 jan 1895 e 08 mar 1896 [Jornal do Brasil]; em 1897 e 1898 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] e em 17 fev 1899 [A Imprensa] Aparece como Corretor de Fundos Públicos.
- Em 1900 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Aparece como Corretor com endereços na rua da Alfândega 5 e Rua Monte Caseros, Petrópolis, e em 1901 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Na rua da Alfândega, 5 e na rua Paissandu, 35.
- Em 11 nov 1902, em carta, Joujou refere-se ao tio Chico e família.
- Em carta de 15 set 1904 [Anna Machado para Laura] O Chico, meu primo, é quem está bem doente coitado e com um incomodo bem desagradável de cabeça.