Árvore genealógica de Olegário Pinto Ferreira Morado


avós
paternos
- + -
PAI
Antônio Pinto Ferreira Morado (1º do nome)
 †  13-07-1880 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
avós
maternos
Leonardo Carlos Palhares + Theodora Maria da Conceição
MÃE
Deolinda Teodora Palhares
ca 1840 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 †  depois 1886

IRMÃO(s)
Olegário Pinto Ferreira Morado
0

Olegário Pinto Ferreira Morado
 † ca 05-12-1950
 
CÔNJUGE(s)
Antonina [Antônia] Fernandes de Souza
 †  ca 30-04-1931 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

FILHO(s) de Olegário Pinto Ferreira Morado e Antonina [Antônia] Fernandes de Souza
José Pinto Ferreira Morado
ca 1888 . † ca 11-10-1947 [idade: 59 anos]
Nelson Pinto Ferreira Morado
ca 18-02-1895 . † depois 12-1950 [idade: 55 anos]
Zilda Pinto Ferreira Morado
. † ca 15-11-1891 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
Adherbal Pinto Ferreira Morado
. † 17-03-1945 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
m- Leda de Moraes Morado
Octacílio Pinto Ferreira Morado
. † 21-09-1955 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Coronel.

- Em 9 ago 1878 [Diário do Rio de Janeiro, O Cruzeiro] Exames, Na inspetoria geral da instrução primária e secundária do município da Corte, serão chamados a exames gerais de preparatórios, hoje às 9 horas da manhã os alunos seguintes: entre outros, em geografia, Olegário Pinto Ferreira Morado; em 20 nov em inglês. 

- Em 25 ago 1886 [O Apóstolo] expediente do Bispado - proclamas lidos na Capela Imperial no dia 22 ago, dentre outros: Olegário Pinto Ferreira Morado com Antonina Fernandes de Souza.

- Em 7 set 1886 [Diário de Notícias, Gazeta da Tarde] Recebem-se hoje em matrimônio na matriz do Engenho Velho, o Sr. Olegário Pinto Ferreira Morado e a Exma. Sra. D. Antônia Fernandes de Souza. São testemunhas por parte da noiva o Sr. Comendador Iclirérico Narbal Pamplona e exma Sra. D. Maria Augusta Ferreira do Amaral; e por parte do noivo o Sr. Antônio Pinto Ferreira Morado Junior.

- Em 28 jun 1890 [Diário de Notícias], eleitores da paróquia de Santana - 1 distrito, 23 quarteirão n. 8725 Olegário Pinto Ferreira Morado.

- Em 31 jul 1890 [Novidades, Cidade do Rio] Aparece como iniciador e diretor proprietário do Banco dos Empregados do Comércio.

- Em 18 nov 1891 [Gazeta de Notícias] Guarda Nacional, 7 Batalhão de Infantaria: Convido os Srs. capitães, entre outros, Olegário Pinto Ferreira Morado, a comparecerem na secretaria deste batalhão à ladeira do Pinheiro, 1, em Catumbi, quinta feira 19 do corrente, às 6 horas da tarde, fardados e munidos de suas respectivas patentes. Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1891, José Lopes da Costa Moreira Junior, major comandante interino.

- Em 29 nov 1892 [O Tempo] Concedeu-se prorrogação do prazo para averbar a respectiva patente na secretaria do comando superior da guarda nacional desta capital, ao capitão agregado ao 3 batalhão da reserva da mesma guarda, Olegário Pinto Ferreira Morado.

- Em 12 jan 1893 [Diário de Notícias] Foi mandado agregar ao 2 batalhão do serviço da guarda nacional desta capital o capitão agregado ao 3 batalhão do mesmo serviço da referida guarda, Olegário Pinto Ferreira Morado.

- Em 1893 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Escreventes juramentados dos Feitos da Fazenda: entre outros, Olegário Pinto Ferreira Morado, rua Estácio de Sá, 31.

- Em 9 jan 1894 [O Tempo] Foi exonerado João Câncio da Silva do lugar de Solicitador [Auxiliar de advogado, habilitado por lei para requerer em juízo ou promover o andamento das ações, com diversas restrições legais] da Fazenda junto à Procuradoria Seccional da República e nomeado Olegário Pinto Ferreira Morado para este lugar.

- Em 1897 [Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro] Solicitadores, Inquiridores em audiências no Foro Comercial, Civil e Criminal: entre outros, Olegário Pinto Ferreira Morado, rua Coqueiros, 8, Catumbi.

- Em 1 abr 1919 [Jornal do Brasil] Realiza-se amanhã às 9 horas no altar mor da Igreja do Carmo, no largo da Lapa, uma missa em ação de graças mandada rezar pelo Coronel Olegário Morado e sua esposa D. Antonina Morado e pelos seus filhos Drs. José Morado e Adherbal Morado, advogados do nosso foro, pelo completo restabelecimento de todos os membros da família Morado, por ocasião da epidemia de gripe.

- Em 7 mar 1929 [Diário Carioca] Homenagens: Por motivo de seu aniversário, o Coronel Olegário Morado, Solicitador da Fazenda Nacional, recebeu uma significativa homenagem ontem, promovida pelos funcionários da Justiça Federal.  Quando o  homenageado chegou ao seu gabinete de trabalho, foi ss. recebido com flores e palmas, tendo então falado aos Srs. Paulo Arnaud e Nogueira Pinto Junior, que enalteceram as qualidades do homenageado. Este respondeu com breves palavras de satisfação. Usou também da palavra, um dos filhos do homenageado, Dr. Adherbal Morado.

- Em 12 dez 1950 [A Noite, Diário da Noite] Coronel Olegário Pinto Ferreira Morado (Procurador da República Adjunto Aposentado) Missa de 7 dia: Nelson Morado e senhora, Octacílio Morado, Hermínia Morado Lutterbach e filhos e filhos, Conceição Morado, José Maria Salles, senhora, filhos, genros e netos, Lydia da Costa Morado, filhos, genro, noras e netos, Georgina de Moraes Morado, filho, genro e netas, agradecem aos parentes e amigos que compareceram ao enterramento  do seu querido pai, sogro, avô e bisavô, Olegário Pinto Ferreira Morado e os convidam para assistirem à missa que pela sua boníssima alma, mandam rezar amanhã, quarta-feira, 13 do corrente, às 9 horas, no altar-mor da igreja da Candelária. Antecipam os seus agradecimentos a todos que comparecerem a este ato de religião.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno