Árvore genealógica de Adherbal Pinto Ferreira Morado


avós
paternos
Antônio Pinto Ferreira Morado + Deolinda Teodora Palhares
PAI
Olegário Pinto Ferreira Morado
 †  ca 05-12-1950
avós
maternos
(...) Souza + Maria Adelaide de Castro
MÃE
Antonina [Antônia] Fernandes de Souza (Sinhazinha)
 †  ca 30-04-1931 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)

IRMÃO(s)
Adherbal Pinto Ferreira Morado
0

Adherbal Pinto Ferreira Morado
 † 17-03-1945 - Rio de Janeiro (RJ) (Brasil)
 
CÔNJUGE(s)
Georgina Celina de Moraes
cc em 10-09-1919 - Rio de Janeiro (RJ)
 †  depois 12-1956

FILHO(s) de Adherbal Pinto Ferreira Morado e Georgina Celina de Moraes

   NOTAS


Livro: Queiroz, Borges da Costa, Machado & Palhares - Genealogia e Histórias

- Em 11 nov 1895 [Gazeta da Tarde] O pequeno Adherbal, filhinho do capitão Olegário Pinto Ferreira Morado completa hoje mais um ano de existência.

- Em 11 nov 1896 [Jornal do Brasil] Cumprimentos - Fazem anos hoje, entre outros, o travesso Adherbal Morado, interessante filhinho do Sr. capitão Olegário Pinto Ferreira Morado, solicitador da Fazenda Nacional.

- Em 10 jan 1910 [Gazeta de Notícias] Exames: Externato Nacional D. Pedro II - 3 ano, português e inglês - entre outros, Adherbal Morado.

- Em 31 dez 1915 [A Rua] Pelas escolas: o jovem Adherbal Morado, filho do coronel Olegário Morado, solicitador da Fazenda Nacional, acaba de prestar, com todo o brilhantismo, exame de 2 ano na Faculdade Livre de Direito.

- Em 11 nov 1916 [A Rua]  Fazem anos hoje: O acadêmico Adherbal Morado, funcionário do Supremo Tribunal.

- Em 4 fev 1918 [O Imparcial] A polícia e o carnaval - O Dr. Osório de Almeida, 2 delegado auxiliar, para ajudar o policiamento da cidade durante os festejos carnavalescos, organizou a seguinte escala de serviço para os suplentes da polícia: (entre outros) - da rua São Pedro  à Buenos Aires: Adherbal Morado. 

- Em 31 ago 1919 [Jornal do Brasil] anúncio: Dr. Adherbal Morado, advogado, cível, comercial, criminal e orfanológico. Escritório: rua Chile, 5, telefone Central 2850. Residência: rua Senador Dantas, 15, telefone Central 82.

- Em 10 set 1920 [Jornal do Brasil e O País] Realiza-se hoje o enlace matrimonial do Dr. Adherbal Morado, procurador da República, filho do coronel Olegário Pinto Ferreira Morado, solicitador da fazenda nacional, com a senhorita Georgina Celina de Moraes, filha do general Odoarto de Moraes. (...) Servirão como demoiselles d'honneur as senhoritas: entre outras, Hermínia Morado, Alice Misodi, Helena Morado, Conceição Morado e como garçons d'honneur, entre outros, Messias Lutterbach e Nelson Morado.

- Em 7 jun 1921 [Jornal do Brasil] Advogados: Adherbal Morado e Nelson Morado, advogados da Associação Jurídica Popular. Escritório, rua Uruguaiana, 22 - 1 andar, tel: 2850 C.

- Em 7 jun 1921 [Jornal do Brasil] Aos negociantes e proprietários!  Entre para sócio da Associação Jurídica Popular que mediante pequena contribuição mensal, defenderá os vossos direitos na Prefeitura, Tesouro, Polícia e Foro em geral. Diretores: Drs. Adherbal Morado, Washington Floriano e Nelson Morado.  Escritório: rua Uruguaiana, 22 - 1 andar, tel: Central 2850.

- Em 11 nov 1923 [O Imparcial] Transcorre hoje o natalício do Dr. Adherbal Morado, advogado no foro desta capital.  Em virtude de luto recente em pessoa de sua família, não dará  o aniversariante, recepção em sua residência o que não evitará as demonstrações de estima de que é merecedor.

 - Em 7 jun 1924 [Correio da Manhã] Advogados: Adherbal Morado e Nelson Morado, transferiram os seus escritórios de advocacia para a rua Buenos Aires, 118 - 1 andar.

- Em 11 nov 1924 [O Imparcial] Passa hoje o aniversário natalício do Dr. Adherbal Morado, advogado no foro desta capital.

- Em 11 nov 1925 [Jornal do Brasil] Faz anos hoje o Dr. Adherbal Morado, advogado do nosso foro e 1 suplente de delegado. O aniversariante que já tem servido como delegado de polícia em vários distritos policiais, será hoje alvo de uma manifestação de apreço por parte de seus colegas e amigos.  Ao jovem advogado será oferecido um banquete pelos seus irmãos, Drs. Nelson Morado, seu colega de escritório, e José Morado.  Falará por esta ocasião, além de seus irmãos, o Dr. H. Siqueira Guimarães, patrono efetivo da Assistência Jurídica Popular.

- Em 5 nov 1927 [O Malho], era delegado do 23 distrito policial.

- Em 3 dez 1932 [Correio da Manhã] Advogados, Adherbal Morado e Nelson Morado. Cível, comercial e criminal. Ourives, 135, sobrado. Tel - 46020. Das 9 às 18 horas.

- Em 11 jul 1941 [A Noite] Por decreto do Presidente da República assinado ontem na pasta da Justiça, foi readmitido  o ex-delegado de polícia Dr. Adherbal Pinto Ferreira Morado, que durante 15 anos exerceu aquele cargo, tendo sido sempre uma autoridade zelosa e cumpridora dos seus deveres, gozando por isso a estima de seus superiores e colegas.  O ato do chefe da Nação foi muito bem recebido nos meios forenses, onde aquele advogado é muito relacionado.

- Em 18 mar 1945 [Correio da Manhã e Jornal do Brasil] Georgina de Moraes Morado, Walter Augusto Nery e senhora, coronel Olegário Pinto Ferreira Morado e filha, José Morado, Oldemar Morado e família, Nelson Morado e senhora, Hermínia Morado Lutterbach e filhos, Octacílio Morado e senhora, José Maria Salles e família e a família do General Odoarto de Moraes, comunicam o falecimento de seu querido esposo, sogro, pai, filho, irmão, tio e cunhado, Dr. Adherbal Pinto Ferreira Morado, ocorrido ontem às 19 horas e convidam para o seu enterramento hoje, 18 do corrente, às 17 horas, saindo o féretro da capela do cemitério de São João Batista para o mesmo cemitério. [Diário de Notícias, A Noite, Correio da Manhã] Faleceu ontem às 19 horas em Jacarepaguá, em sua residência, o Dr. Adherbal Pinto Ferreira Morado, ex-procurador da República e antigo delegado de polícia, exercendo atualmente o cargo de Oficial da Secretaria do Tribunal de Apelação.

Copyrigth © 2021 . Priscilla Bueno