Livro: Os Carneiro de Mendonça
- Attilio Mastrogiovanni nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo, onde é doutor em música e docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
- Iniciou seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e completou sua formação em Roma e Moscou (Conservatório Tchaikowsky). Ainda no Rio de Janeiro, obteve o 1º prêmio no Concurso Nacional Liszt.
Realizou turnês nacionais e internacionais como recitalista e camerista. Como solista, tem atuado com as principais orquestras brasileiras sob a regência de maestros como Eleazar de Carvalho, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Roberto Tibiriçá, Isaac Karabtchevsky e Camargo Guarnieri. Apresentou-se como camerista ao lado de Henry Schumann e Raphael Hillyer (Quarteto Juliard), entre outros nomes importantes.
- Mastrogiovanni gosta de incluir em seus recitais no Brasil e no exterior peças de autores nacionais, sendo responsável pelas primeiras gravações de várias obras, como nos discos Attilio Mastrogiovanni Interpreta Nilson Lombardi e Músicas e Músicos de São Paulo. Em seu terceiro disco, Piano (gravadora Lua Discos), resgata obras de autores variados, do italiano Domenico Zipoli (séc. XVII) ao argentino Alberto Ginastera (1916-l983). O estilo vai do barroco ao moderno, passando pelo romântico e pós-romântico.
Paralelamente às atividades como concertista, Attilio desenvolve intensa atividade acadêmica na Unesp como professor e pesquisador, com vários trabalhos realizados e alunos premiados em importantes concursos.
"O recital de Attilio Mastrogiovanni nos fez conhecer um artista, poeta e músico. Seu senso do piano permite obter efeitos controlados com grande maestria. As nuances são graduadas com cuidado, os planos bem dosados. O resultado é uma interpretação muito musical, profundamente sincera, que prende e emociona a sensibilidade do ouvinte". - L"Impartial, La Chaud-de-Fonds, Suíça.
"Em um inesperado e muito interessante repertório, que reúne obras pertencentes a vários períodos da história da música, (Attilio) exibe a versatilidade de seu enorme talento." - Jornal da Tarde, J. Jota de Moraes, SP, 16/02/01
"Eis um lançamento a saudar com entusiamo. (...) Mastrogiovanni aposta no arrebatamento dramático sem esquecer a precisão técnica." - Gazeta Mercantil, Luís Antonio Giron, SP, 24 a 26/02/01
"O pianista mostra versatilidade no CD "Piano", com repertório variado e rico (...)." - Folha de S. Paulo, Caderno Mais, Coluna Os Dez +, 25/02/01
"Seu senso do piano permite obter efeitos controlados com grande mestria." - Jornal L"Impartial, Suíça, 1976.